Aerogeradores
Guarda pode receber unidade de montagem

Uma unidade de produção de componentes e montagem de aerogeradores. É esta a actividade que, dentro de algum tempo, pode vir a criar na Guarda 400 postos de trabalho. A revelação foi feita na passada semana, pelo presidente do município, Joaquim Valente, durante uma sessão do executivo camarário.


NC / Urbi et Orbi

A cidade mais alta do País pode vir a receber uma unidade de montagem de aerogeradores

De acordo com o responsável máximo da autarquia da Guarda é intenção do consórcio Iberdrola/Gamesa instalar no concelho uma unidade de produção de aerogeradores. A c oncretizar-se, o projecto irá implantar-se numa área de 60 mil metros quadrados, num terreno anexo à futura Plataforma Logística de Iniciativa Empresarial (PLIE), a poucos quilómetros da cidade. Joaquim Valente diz que o investimento previsto ronda os 30 milhões de euros e que a escolha da Guarda se deve ao facto de esta ser atractiva, com fáceis acessibilidades. O autarca confia que este projecto se venha concretizar. Quanto a prazos, Valente acredita que a empresa se possa vir ainda a instalar este ano no concelho.
Quanto à oposição, aplaude a iniciativa, mas sugere que seja a autarquia o motor e promotor da instalação de parques eólicos daquele consórcio no concelho.
Quem também já confirmou este interesse pela cidade mais alta foi Pina Moura, presidente da Iberdrola, e natural do distrito, que em declarações ao JN afirma que as negociações estão muito adiantadas. Este pode vir a ser, segundo este responsável, “ o maior investimento industrial feito na Guarda nos últimos 20 anos".