O espaço natural do rio Tejo é considerado exemplar para o geoturismo
Geoparque
Naturtejo pode ser integrado na Unesco

A Comissão Nacional da Unesco considera o projecto “exemplar”. Por isso, o apoio está garantido.


NC / Urbi et Orbi


A candidatura do Geoparque Naturtejo da Meseta Meridional, elaborada pela empresa intermunicipal de turismo, foi considerada “um projecto exemplar e com dimensão para o desenvolvimento do geoturismo em Portugal” pela Comissão Nacional da Unesco. A Comissão vai apoiar esta candidatura única em Portugal, dando mesmo a conhecer o projecto junto do European Geoparks Networks, que funciona administrativamente na Reserve Geologique de Haute Provence, em França.
Segundo este organismo, a candidatura do património geológico do território Naturtejo, que possui pareceres favoráveis de diversos técnicos, contempla os critérios operacionais para que lhe seja conferida a devida assistência, bem como abrange os conteúdos exigidos para que seja admitida na Rede Global de Geoparques, assistida pela Unesco.
A avaliação da candidatura decorrerá durante o primeiro trimestre deste ano e incluirá uma visita do professor Nickolas Zouros, coordenador da Rede Global de Geoparques da Unesco, aos municípios abrangidos pela empresa intermunicipal, nomeadamente Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Proença-a-Nova, Nisa e Vila Velha de Ródão, de forma a inteirar-se pessoalmente da diversidade patrimonial deste território.
Os resultados desta avaliação serão divulgados nos próximos meses de Março e Julho e a possível integração do Geoparque da Naturtejo na Rede da Unesco será oficializada no mês de Setembro.
Com a classificação de Geoparque, a Naturtejo poderá participar em programas de cooperação entre geoparques europeus, bem como beneficiar de uma forte promoção em vários pontos da Europa, passível de ser estendida aos restantes locais onde existem Geoparques da Unesco, em especial a China, onde são cerca de 12.
A cooperação entre Geoparques, que visa criar condições para o desenvolvimento turístico das regiões abrangidas, tem vindo a aumentar o número de visitantes que procuram o turismo cultural.