A última ronda de jogos não foi nada famosa para as equipas da região
Campeonatos nacionais
Nem um ponto para o distrito

Pela primeira vez esta temporada, todas as equipas do distrito a competir nos nacionais ficaram em branco. Da Liga de Honra à III divisão, nem um ponto em cinco jogos.


NC / Urbi et Orbi


O fim-de-semana não foi de boa memória para os conjuntos beirões a competir nos diversos campeonatos nacionais de futebol. Para além da derrota sofrida pelo Covilhã em Moreira de Cónegos em jogo a contar para a Liga de Honra (ver página anterior), também o Castelo Branco (II Divisão), o Fundão, o Idanhense e o Sertanense (III Divisão) somaram idênticos desaires.
Em Rio Maior , o Benfica viu a sua vida andar para trás ao somar a sétima derrota em 13 jogos. A equipa de Quim Manuel continua, assim, uma carreira negativa no campeonato e a denotar muitas dificuldades, mesmo frente a adversários tradicionalmente mais humildes. O plantel não tem soluções e o resultado de Rio Maior (3-0) reflecte bem esse problema que o técnico encarnado tem pela frente. Quim Manuel queixou-se no final do jogo à imprensa de o árbitro ter “pactuado com a violência dos jogadores” da casa, mas não foi esse o motivo de mais uma derrota. O Benfica precisa de jogadores para lugares chave, e se não há meios para os contratar, então adivinha-se uma tarefa hercúlea para os albicastrenses até final da temporada.

Idanhense perde liderança

Na III Divisão, as coisas correram igualmente mal aos emblemas distritais. A começar logo pelo topo. O Idanhense perdeu em casa do segundo classificado e viu-se ultrapassado na liderança da tabela. Os pupilos de Nuno Fonseca até começaram melhor que o adversário. Dominaram os minutos iniciais e chegariam primeiro ao golo. O Peniche, porém, reage da melhor maneira, assume o comando do jogo e nunca mais o larga. Logo na jogada seguinte ao golo dos raianos, os da casa chegam ao empate com que se atingiu o intervalo.
Para a segunda metade do desafio estavam reservados mais três golos dos comandados de Luís Brás. A formação de Peniche venceu com inteira justiça, naquela que terá sido a pior exibição da época para o conjunto beirão.

Fundão em queda

No Fundão, e a jogar contra uma equipa que se encontra abaixo da linha de água, o conjunto local também não evitou nova derrota. Os comandados de Joca continuam, assim, sem pontuar em 2006, depois de terem atravessado a quadra natalícia na segunda posição da grelha. Frente à Benedita esperava-se mais do conjunto do Fundão, que cometeu vários erros, quer a defender, quer a atacar. A entrada em campo foi desastrosa e, aos 20 minutos, a equipa forasteira já vencia por 2-0 – resultado com que terminaria o encontro. A tarefa do conjunto local ficaria ainda mais complicada à passagem da meia-hora, quando Óscar Menino viu o cartão vermelho. Os fundanenses sofreram a terceira derrota em casa e desceram ao oitavo lugar – em apenas dois jogos, os rubro-negros caem seis posições.

Sertanense em zona de perigo

Em Ponte-de-Sôr as coisas também não correram bem ao Sertanense. O conjunto orientado por Valter costa voltou a comprometer depois de ter estado em vantagem. Manoel , por volta do minuto 10, inaugurou o marcador, e parecia vaticinar um final mais glorioso para os homens da Zona do pinhal. Contudo, as ambições dos beirões foram “atraiçoadas” por uma arbitragem que cometeu vários erros. Que permitiu entradas violentas por parte dos jogadores do Eléctrico e que expulsou exageradamente Marco Chaves. Na segunda metade os locais deram a volta ao resultado e consehguiram os três preciosos pontos.
Apesar de se poder queixar da arbitragem, o Sertanense também tem que fazer uma auto-crítica, já que os seus avançados falharam algumas ocasiões para ampliar o marcador.