A cidade mais alta do País vai receber uma unidade de montagem de aerogeradores
Iberdrola confirma
Nova fábrica na Guarda

As torres e aerogeradores para energia eólica serão fabricados na cidade, numa unidade industrial que irá assegurar 400 postos de trabalho. As boas acessibilidades foram fundamentais para que a empresa espanhola apostasse no distrito.


João Alves
NC / Urbi et Orbi


Está confirmado. A Guarda vai assistir, nos próximos dois anos, à construção de uma unidade industrial da empresa espanhola Iberdrola, dedicada ao fabrico de aerogeradores para produção de energia eólica. A confirmação foi dada na passada quarta-feira, 18, em Lisboa, pelo consórcio responsável por esta empreitada, a Novas Energias Ibéricas, constituído pela Gamesa e Iberdrola.
Este consórcio vai apostar na construção de cinco novas fábricas em Portugal, independentemente dos resultados que este agrupamento vier a obter no concurso lançado pelo Governo para a atribuição de potência eólica. A garantia foi deixada pelo administrador-delegado da Gamesa, Guillermo Ulacia, que salienta que a carteira de encomendas é maior que a capacidade de entrega, daí que as novas fábricas têm o seu funcionamento assegurado. Este projecto tem como sócios as empresas portuguesas Visabeira, MECI, Galucho e Alberto Mesquita, e nos próximos dois anos, para além da cidade egitaniense, também Paços de Ferreira irá ver nascer uma nova unidade.
O investimento não foi adiantado, sendo apenas frisado que se tratam de “dezenas de milhões de euros”. As novas instalações do consórcio irão ocupar uma área até 100 mil metros quadrados, estando preparadas para fabricar, por ano, mais de 100 máquinas.
Segundo a Ibredrola, num comunicado divulgado no seu site, a escolha da Guarda deve, sobretudo, às boas acessibilidades. Nesta cidade está prevista a criação de 400 postos de trabalho, ou seja, dois terços do total previsto para Portugal. É na Guarda que serão feitas as torres, bem como fabricados os aerogeradores, e também é nesta cidade que ficará o centro logístico da empresa espanhola. Toda esta estrutura deverá ficar num terreno bem próximo à futura Plataforma Logística e Empresarial (PLIE), ou seja, junto de dois eixos fundamentais como são as auto-estradas A25 e A23. Em Paços de Ferreira serão fabricadas as pás e aí será também testada a electrónica de potência das torres.
Recorde-se que Pina Moura, antigo ministro da Economia, deputado pelo distrito da Guarda (natural da vila de Loriga, concelho de Seia) e actual presidente da Iberdrola, já tinha adiantado, na passada semana, que este poderia ser “ o maior investimento industrial feito na Guarda nos últimos 20 anos".