A sede da AAUBI recebeu esta iniciativa
Mesa redonda na AAUBI
Textos e Pretextos fala de Chico Buarque

A edição nº 7 da revista Textos e Pretextos é dedicada à escrita do criador da Ópera do Malandro. Várias personalidades trocaram ideias sobre o trabalho de Chico Buarque de Hollanda.


Por Paula Oliveira


Foi ao som de pratos melodiosamente partidos que começou, dia 13 de Janeiro, o lançamento do sétimo número da revista Textos e Pretextos inteiramente dedicado ao compositor e escritor brasileiro Chico Buarque.
A cerimónia foi aberta com uma invulgar actuação do Coro Misto da Covilhã que dirigido pelo maestro Luís Cipriano, entoou uma peça inspirada nos debates políticos, tema privilegiado de Cipriano. A actuação consistiu, não em cânticos, mas em várias entoações de estranhos ruídos entre partir pratos que, no final, compôs uma harmoniosa melodia de abertura da cerimónia.
À mesa redonda, faziam-se representar Margarida Júlio Reis pela revista Textos e Pretextos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa que apresentou a revista e o seu trabalho realizado na compilação dos vários textos que compõem o sétimo número da revista. O maestro Luís Cipriano, elemento que compunha a mesa-redonda, fez uma abordagem desta obra, agora editada, fazendo uma relação entre o estudo da literatura com as artes falando da relação entre a música e a literatura e fazendo a sua apreciação da parte musical da obra de Chico Buarque. Para encerrar a palestra, Manuel da Silva Ramos, escritor, dá o seu parecer sobre a obra literária de Chico Buarque fazendo uma pequena análise de breves trechos da revista Textos e Pretextos. A sessão contou ainda com uma leitura de excertos da obra por Pedro Fiúza, elemento do GICC – Teatro das Beiras.
Ao final da cerimónia, todos aqueles que assistiram e participaram na palestra foram convidados a brindar ao esperado sucesso desta revista Textos e Pretextos que começa agora a dar os seus primeiros passos para o sucesso onde se louvou também, a realização deste tipo de eventos nas cidades do interior do país, neste caso na Covilhã.