O jovem músico natural da Covilhã vai agora fazer parte de uma das mais prestigiadas orquestras
Jovem músico da Covilhã
Bruno Borralhinho na Dresdner Philharmonie

O violoncelista português Bruno Borralhinho vai integrar a prestigiada orquestra alemã "Dresdner Philharmonie" (Orquestra Filarmónica de Dresden) a partir da temporada 2006/2007. Esta será a primeira experiência profissional deste jovem músico natural da Covilhã formado em Berlim.



O violoncelista português Bruno Borralhinho, reconhecido pela crítica como um dos músicos com maior talento e qualidade do nosso País, vai agora integrar a Dresdner Philharmonie" (Orquestra Filarmónica de Dresden)  a partir da temporada 2006/2007.
A "Dresdner Philharmonie" é uma das orquestras com maior prestígio a nível internacional contando com centenas de anos de história, tendo sido outrora dirigida por personalidades tão importantes como Brahms, Tchaikovsky, Dvorák ou Strauss. Actualmente é dirigida pelo maestro Rafael Frühbeck de Burgos.
Borralhinho foi premiado em vários concursos em Portugal e representou o País, no estrangeiro, em diversas ocasiões. É actualmente membro da Academia da "Staatskapelle Berlin" sob direcção do maestro Daniel Barenboim e prossegue também os estudos de pós-graduação na "Universität der Künste" da capital alemã. É ainda membro fundador do "Trio Mediterrain".
Borralhinho nasceu no dia 4 de Junho de 1982, na Covilhã, e começou os seus estudos musicais aos 12 anos na Escola Profissional de Artes da Beira Interior (EPABI) onde trabalhou com o professor Luis Sá Pessoa.
Licenciado na Universität der Künste em Berlim continua presentemente os estudos de Pós-Graduação na classe de violoncelo na mesma instituição. Frequenta igualmente as Masterclasses de algumas personalidades ligadas à música contemporânea como Natalia Gutman, Pieter Wispelwey, Anner Bylsma, Martin Löhr, Martin Ostertag, Jian Wang e Thomas Demenga.
Bruno Borralhinho foi primeiro violoncelo em todas as orquestras jovens em Portugal, na Orquestra Internacional do Luxemburgo e na Orquestra Mundial das Juventudes Musicais. Ao longo destes anos, tocou em algumas das mais famosas salas de concerto do mundo distribuídas por países como Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Austria, Inglaterra, Escócia, Suíça, França, Itália, República Checa, Polónia, Espanha, Portugal, Eslovénia, Croácia, Macedónia, Jugoslávia e Bósnia-Herzegovina. Trabalhou igualmente com maestros importantes - Daniel Barenboim, Claudio Abbado, Franz Welser-Möst, Kurt Masur, Kent Nagano, Yakov Kreisberg, Herbert Blomstedt, Christoph Eschenbach - e solistas famosos - Anne Sophie Mutter, Martha Argerich, Jean Jacques Kantaurow, Daniel Müller Schott, Alban Gerhardt, Renaud e Gautier Capouçon, Pierre-Laurent Aimard, Thomas Quasthoff - entre outros.
Em 2000, idealizou e organizou o 1º Encontro Nacional de Violoncelo, na cidade da Covilhã, que incluiu actividades como Masterclasses, concertos, colóquio, biblioteca e exposição. O resultado deste acontecimento foi unanimemente aplaudido pelo público e visitantes, revelando-se como uma iniciativa sem precedentes e de extrema qualidade.
Obteve o 1º Prémio no Concurso de Instrumentos de Arco Júlio Cardona em 1999 e o 1º lugar no Prémio Jovens Músicos organizado pela RDP - Radio Difusão Portuguesa em 2001.
Em Outubro de 2001, interpretou como solista o concerto de Edouard Lalo acompanhado pela Orquestra Gulbenkian num concerto transmitido em directo pela RDP. Em Julho de 2003 tocou o concerto n.1 de F. J. Haydn e em Fevereiro de 2005 as Variações de P. I. Tchaikovsky, em ambas ocasiões acompanhado pela Orquestra de Câmara de Coimbra.
Bruno Borralhinho foi membro da Orquestra de Jovens Gustav Mahler em  2002, dirigida pelos maestros Claudio Abbado, Franz Welser-Möst e Christopher Müller. Foi estagiário na DSO - Deutsches Symphonie Orchester Berlin dirigida por Kent Nagano no ano de 2003, com a qual continua a colaborar regularmente, assim como com a RSB – Rundfunk Symphonieorchester Berlin dirigida pelo maestro Marek Janowsky. É desde Setembro de 2004 membro da “Orchester-Akademie” da “Staatskappele Berlin”, orquestra residente da Ópera Estatal de Berlim, sob a direcção do maestro Daniel Barenboim.
É membro fundador do "Trio Mediterrain", com o qual desenvolve um trabalho muito regular que inclui concertos em festivais importantes em Itália, Espanha, Portugal, Alemanha, Bósnia Herzegovina, Argentina, Chile e Brasil. Bruno Borralhinho foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian entre 2001-2005 e toca num violoncelo francês do século XIX.