A autarquia espera abranger as escolas do concelho, com esta medida
Guarda
Câmara fornece refeições
a crianças do concelho


A Câmara Municipal da Guarda vai fornecer refeições às crianças do Ensino Pré-Escolar e do Primeiro Ciclo do Ensino Básico. A medida foi formalizada, na passada quinta-feira, 19, entre a autarquia e as várias juntas de freguesia, associações e centros de dia do concelho, abrangendo o programa cerca de mil e 50 crianças de 39 escolas e 33 jardins-de-infância.


NC / Urbi et Orbi


De acordo com o vereador com o pelouro da Educação e vice-presidente do Município, Virgílio Bento, a edilidade estima gastar, com esta iniciativa, perto de 154 mil euros em cada nível de ensino, para garantir que os alunos tenham almoço em 28 instituições das suas localidades. Virgílio Bento salientou o investimento avultado que este programa constitui, mas que é “importante para os pais, escolas, comunidade e para as próprias crianças”. A Câmara tem ainda disponibilizado as suas cantinas para fornecer as refeições às crianças envolvidas neste programa.
O vice-presidente da edilidade garante que este serviço, em vigor desde o início do ano lectivo, já abrange 80 por cento dos jardins-de-infância e 70 por cento das escolas primárias do concelho. “É um programa importante para a autarquia, que tem na educação uma área prioritária da sua intervenção”, refere, em declarações ao Jornal de Notícias . E acrescenta que o horário de funcionamento destes estabelecimentos de ensino foi alargado de forma a adaptar-se ao dia de trabalho dos pais.