Palácio da Brejoeira
 
 
Monção
 

Uma das povoações mais antigas de Portugal, situada a pouco mais de 50 quilómetros de Viana do Castelo, oferece exemplos únicos de construções antigas. A vila que deu origem a esta localidade está cercada por uma muralha granítica que sofreu já várias alterações. Se ainda é possível encontrar bons exemplos do que foi outrora esta construção defensiva, não é menos verdade que este mesmo muro sofreu já várias amputações.
Para além disso, Murça oferece ainda ao visitante aparte nova da vila. Um novo conjunto de casas que começou a nascer junto ao Terreiro da Feira. Casas brasonadas e outros tantos edifícios de semelhante imponência aparecem em redor deste espaço. Para além deste tipo de construções particulares, o visitante deve ainda passar por um templo de origem românica, a Igreja Matriz de Murça.
O Palácio da Brejoeira, cuja construção decorreu entre 1804 e 1828 e resultou de um pedido do fidalgo Simão Pereira de Moscoso apresenta uma importância e um destaque fora do comum. Com um vasto terreno ajardinado, este edifício ganha contornos de casa régia. Muitas das casas particulares construídas em solo luso, depois deste palácio copiam-lhe o estilo.
Para além de todas estas referências, em termos de património arquitectónico, Monção tem também outros pontos de interesse. Um dos casos de destaque vai para as Termas de Monção. Estas funcionam todos os anos entre os meses de Junho e Outubro e são principalmente utilizadas para tratamentos de reumatismos e bronquites.