A Comunera


Toti Martínez de Lezea

Uma das primeiras impressões que se podem retirar deste livro é o seu sentido para a descrição. Todo o enredo começa em Agosto de 1511 nas cortes dos mouros. O «castelo vermelho» é o cenário predilecto de uma das escritoras contemporâneas mais conhecidas de Espanha. O Alhambra ganha uma nova vida nas páginas do mais recente livro de Toti Martínez de Lezea.
Esta tradutora técnica de trabalhos para televisão e teatro, ganhou novo fôlego e destaque social quando começou a escrever romances históricos. O mais recente escrito é uma obra que regressa à Espanha que os mouros governavam. Este livro que serve, sobretudo, para dar uma ideia do como eram habitados os grandes palácios, e por quem, conta a história de uma mulher rebelde e que ousa desafiar a autoridade dos reis. A capacidade descritiva e a narrativa simples fazem dos livros de Lezea, obras de referência na língua de Cervantes.
Esta escritora, que também dirigiu programas infantis, estreou-se na literatura em 1998 com o livro “La Calle de la Judería”, um romance histórico. Desde aí, com quase uma dezena de livros publicados ganhou já vários prémios literários e tornou-se uma das mais populares escritoras contemporâneas de romance histórico em Espanha.