Quadro de Pessoal alargado
Trabalhadores do SMAS
passam para a câmara

A passagem dos Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento (SMAS) a empresa municipal vai levar os trabalhadores a integrarem os quadros da autarquia. PSD e PS não se entendem quanto aos números de funcionários.


Por Eduardo Alves

A autarquia vai agora receber, nos seus quadros de pessoal, os funcionários do SMAS

Um dos temas mais importantes em discussão na reunião de câmara, da passada sexta-feira, foi o ponto referente à questão do Quadro de Pessoal dos SMAS. Estes serviços vão agora ser transformados em empresa municipal, tal como estava previsto.
Na reunião privada, presidida por João Esgalhado, presidente em exercício na autarquia covilhanense, foi decidida a integração de todos os trabalhadores dos SMAS nos quadros da autarquia, caso estes mesmo funcionários o desejem. Isto porque, os trabalhadores podem agora escolher entre a integração nos quadros da câmara ou na empresa municipal.
Segundo João Esgalhado este é “apenas um mero documento administrativo de forma a serem cumpridos os requisitos legais”. Ainda assim, Esgalhado não chegou a especificar o número de funcionários a transferir dos SMAS para os quadros da Câmara, nem as alterações ao orçamento camarário que esta medida vai trazer.
Pelo lado da oposição, que também votou a favor da medida, a situação dos trabalhadores e o futuro destes “está garantido”. Miguel Nascimento, vereador socialista referiu que o PS aprovou o documento “uma vez que foram dadas as garantias de que os trabalhadores não são obrigados a integrar a empresa”. Contudo, os vereadores socialistas mostram-se contrários há criação desta empresa. Um passo que segundo os mesmos “pode levar à privatização dos serviços”, rematam.