Torneio Internacional de Sub-18
Selecção de Portugal joga no distrito

Os estádios de Castelo Branco, Alcains e Idanha-a-Nova serão palco do torneio internacional de sub-18, em que competem as selecções de Portugal, Bélgica, Roménia e Dinamarca. O evento arranca dia 9.


NC / Urbi et Orbi

A equipa de sub-18 portuguesa estará na competição

Castelo Branco vai ser palco de um torneio internacional de futebol, em selecções sub-18, com a participação da Selecção Nacional, Bélgica, Roménia e Dinamarca.
Os jogos irão decorrer no Estádio Municipal de Castelo Branco, Complexo Desportivo do Valongo, Campo de Jogos Trigueiros de Aragão, em Alcains, e Estádio Municipal de Idanha-a-Nova. O torneio arranca no dia 9 de Fevereiro, no Complexo Desportivo do Bairro do Valongo, às 15 horas, com o encontro entre Portugal e a Bélgica. O municipal da cidade albicastrense, recebe à mesma hora o jogo entre as selecções da Dinamarca e a Roménia.
No dia seguinte, e à mesma hora, no relvado do Estádio Municipal de Idanha-a-Nova, terá lugar o Roménia/Bélgica e no Campo Trigueiros de Aragão, em Alcains, jogam Portugal/Dinamarca.
A fechar esta edição internacional, no dia 12 de Fevereiro, às 9,30 horas, no Complexo Desportivo do Bairro do Valongo, jogam Bélgica e Dinamarca, e às 11 horas, Portugal e Roménia "medem forças" no municipal albicastrense.
O presidente da Câmara Municipal, Joaquim Morão, lembra que a autarquia conseguiu "reunir as condições financeiras para realização deste torneio internacional, já que é um enorme acontecimento desportivo, constituindo uma forte motivação para os jovens". O autarca, considera o evento "uma forma de promover a região e a própria modalidade".
Mário Minhós, presidente da AFCB, explica que a decisão do torneio se realizar em Castelo Branco , tem a ver com "o cumprimento estabelecido pelo caderno de encargos da Federação Portuguesa de Futebol, no sentido de centralizar as respectivas selecções, evitando deste modo a sua dispersão, para além da existência das infra-estruturas desportivas e hoteleiras de modo a evitar grandes deslocações".
Para o responsável pelo futebol no distrito, a formação dos agentes desportivos é uma das preocupações da direcção da AFCB, a nível de treinadores, jogadores, árbitros e massagistas. "É preciso não esquecer que os jogadores vão formar as nossas sete Selecções Distritais, sendo digno de realce todo o trabalho desenvolvido pelos Clubes na área da formação. Neste capítulo, gostaria de enaltecer e valorizar todo este empenho, reflectindo-se nos óptimos resultados das respectivas selecções, nos torneios onde tem participado".
Mário Minhós lembra que, para além da realização de vários eventos internacionais, foram organizados no distrito diversos Torneios Inter-Associações, não esquecendo que anualmente as selecções realizam cerca de dez  torneios inter-associações. "Penso que tudo isto tem contribuído para que o futebol jovem tenha tido algum incremento", disse.
No que toca a apoios, lembra que "os recursos financeiros da Associação, são escassos e não podem suportar os custos inerentes a estes torneios. Perante esta situação, tivemos que recorrer à Câmara Municipal de Castelo Branco, para que a cidade seja palco de mais um evento internacional".