Alvoaça e Pedras Lavradas
Parques eólicos na Região Centro

A ENERNOVA – Novas Energias, SA, empresa do grupo EDP, vai instalar na região dois parques eólicos, com capacidade para a produção de 19,5 MW e 14 MW de energia.


NC / Urbi et Orbi

Estão agora conhecidas as primeiras localizações dos parques

Os projectos vão ser implementados nos concelhos de Seia e Covilhã, concretamente na Serra da Alvoaça e Pedras Lavradas, em áreas repartidas pelos dois municípios.
A informação é adiantada pela autarquia senense, que adianta que a primeira localização vai receber 10 aerogeradores com dois mil Kw de potência, o que corresponderá a 20 MW instalados, sendo que a segunda terá 7 aerogeradores com dois mil Kw de potência, ambas implantadas em zonas de menor declive.
Para a instalação de um parque eólico é necessária uma área mínima de 100 hectares de terreno num local não urbanizado, sendo que apenas 2 ou 3 por cento dessa área é ocupada, ficando a restante disponível para utilizações de carácter agrícola e florestal.
Estima-se que a produção eléctrica, considerando o consumo médio de electricidade por habitante em Portugal, possa satisfazer as necessidades de cerca de 15 000 habitantes; sendo que se o mesmo cálculo for feito à escala da região onde os parques vão nascer, o número pode aumentar para o dobro. É também estimado uma produção média de energia de 53,5 milhões de Quilowatts/hora.
As energias renováveis apresentam-se cada vez mais como realidades importantes a ter em conta numa política bem definida de produção e energética; sendo objectivo da União Europeia que no ano de 2010 os países membros já produzam, em média, 15 por cento das suas necessidades energéticas a partir das várias energias renováveis para assim diminuir a dependência do petróleo.