A autarquia vai apoiar a compra de manuais escolares
Seia
Alunos carenciados
vão ter manuais escolares gratuitos


O financiamento integral dos manuais escolares é a maior novidade de um pacote de medidas da autarquia senense, onde se incluem o fornecimento de refeições, prolongamentos de horário, concessão de passes escolares e aquisição de material lúdico pedagógico.


NC / Urbi et Orbi


A Câmara Municipal de Seia aprovou na passada semana, no decorrer da última reunião do executivo autárquico, mais um pacote de medidas para as áreas da educação e do ensino, em conformidade com as prioridades estabelecidas para o presente mandato.
O investimento, na ordem dos 175 mil euros, incide em acordos com Instituições Particulares de Solidariedade Social, escolas do terceiro ciclo, Agrupamentos Escolares e Juntas de Freguesia, para fazer face a despesas provenientes do fornecimento de refeições aos alunos dos jardins-de-infância e primeiro ciclo, prolongamentos de horário, material de desgaste e limpeza e outros custos com pessoal assalariado.
Tratam-se de parcerias que o município tem vindo a implementar em cada ano lectivo, com a particularidade de este ano ter lançado novas medidas de carácter social.
A maior novidade reside no financiamento integral, por parte da autarquia, dos manuais escolares do primeiro ciclo do Ensino Básico, cujas famílias tenham um rendimento por pessoa igual ou inferior ao salário mínimo nacional. As verbas são transferidas para as escolas sede de agrupamento, representando um investimento de 13 mil 420 euros.
Outras iniciativas transitam de anos anteriores, mercê dos excelentes resultados alcançados, de que é exemplo as verbas definidas para a aquisição de material lúdico-pedagógico, definidas em conformidade com o numero de alunos de cada estabelecimento de ensino, e que ascendem no corrente ano lectivo aos 18 mil 800 euros.
À semelhança de anos anteriores, a Câmara subsidia, de igual modo, os passes escolares, de forma integral ou em 50 por cento, consoante os rendimentos do agregado familiar.
Eduardo Brito, o presidente da Câmara, destaca a importância destas novas politicas sociais, sinónimo de que “estamos atentos aos problemas que algumas famílias com menores recursos enfrentam”. E adianta que, para já, a Câmara está a actuar, com maior empenho e determinação, no primeiro ciclo, mas pretende estender algumas das iniciativas a outros níveis de ensino, nomeadamente no que respeita à aquisição dos manuais escolares. “Trata-se de um novo impulso, em conformidade com o que prometemos na campanha eleitoral”, diz.
De resto, o autarca recorda que a intervenção não se esgota aqui. A Câmara continua a participar no planeamento e gestão dos equipamentos educativos, realizando, de entre outras acções, investimentos na construção, manutenção e apetrechamento dos estabelecimentos de ensino, potenciando, assim, o desenvolvimento de uma educação de qualidade. As medidas agora anunciadas juntam-se a outras, entretanto implementadas, como sejam o ensino do inglês no primeiro ciclo e diversas intervenções no domínio da reabilitação do parque escolar.