Bruno Carneiro ameaça apresentar queixa-crime contra os docentes
Providência Cautelar
AAUBI ameaça com queixa-crime

O resultado do pedido de aclaração da providência cautelar interposta pela AAUBI já é conhecido. Segundo o juiz do Tribunal Administrativo e Fiscal de Castelo Branco (TAFCB), “nada há a acrescentar à sentença anteriormente proferida”.


Por Eduardo Alves


Tiradas todas as dúvidas, Bruno Carneiro, presidente da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) adianta, em comunicado a todos os estudantes, que a associação “vai processar os docentes que não acatarem as decisões do tribunal”. A medida surge depois dos estudantes terem conhecimento de que, “na cadeira de Análise Matemática III, os alunos estavam a ser impedidos de irem a exame”. Algo que segundo o mesmo responsável, “não pode acontecer”.
A decisão do TAFCB “deixa bem claro que todos têm direito a fazer exame”. Desta forma, o presidente da AAUBI ameaça apresentar uma queixa-crime “por desobediência qualificada contra os docentes que não deixem os estudantes fazer exame”.
Na cadeira em causa “são mais de duzentos alunos” que, “estão fora da avaliação por exame”, esclarece Carneiro. O mesmo acrescenta que essa é uma medida ilegal.
De tal forma que a AAUBI lançou um comunicado interno onde pede a todos os alunos que sejam impedidos de ir a exame “para apresentarem queixa na sede da associação”. Este organismo requisitou já os serviços de um advogado para que possa seguir com as queixas que forem apresentadas pelos alunos.
Bruno Carneiro refere, ainda assim, que este caso “deve ser resolvido através do diálogo”. A medida radical que é agora apontada pelos estudantes “é uma situação extrema”. O presidente da AAUBI acredita que todos os alunos possam ir a exame e tenham acesso a um período de avaliação “que lhes é devido”, conclui.