Maria João Simões preside agora ao CES
Eleições no CES
Maria João Simões é a nova presidente

O Centro de Estudos Sociais (CES) da UBI foi, na passada semana, a votos. A Lista A, encabeçada pela docente e investigadora, Maria João Simões, foi a única a apresentar-se à votação. A nova eleita tem já alguns projectos a curto prazo.


Por Eduardo Alves


A acreditação do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade da Beira Interior junto da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) é uma das medidas mais importantes que a nova responsável pelo organismo quer ver concretizada. Para além desta acção a docente que foi agora eleita para um mandato de dois anos vai apostar também numa maior publicação de artigos e livros pelos membros do CES, numa participação mais intensa em congressos e seminários e ainda em projectos nacionais e internacionais.
Esta unidade de investigação, que era presidida pelo professor João Carlos Venâncio conta com vários investigadores e docentes da área das Ciências Sociais e Humanas. Maria João Simões é quem, desde o passado dia 1 de Fevereiro, preside a este órgão. Em comunicado, as principais acções apontam para que o CES se torne “numa referência no campo da Sociologia, nunca abandonando, porém, a sua vertente interdisciplinar”, sublinha a nova responsável.
Nos últimos dois anos, o CES passou não só a ter um maior número de projectos, como também a diversificar as suas actividades para outras linhas de pesquisa. Por outro lado, aumentou o número de candidaturas próprias em contraste com o período anterior onde participava apenas em projectos para os quais era subcontratado.
Os responsáveis sublinham ainda “o dinamismo deste centro”, algo que se evidencia “pelo número significativo de jovens técnicos e pela participação de investigadores, não apenas de outros departamentos da Universidade, mas também externos à instituição”, acrescentam. Face à actividade instalada e aos objectivos propostos, a recém eleita presidente quer apostar também na reorganização interna do Centro e numa articulação mais eficaz com as restantes divisões da UBI. A revisão dos estatutos daquela estrutura de investigação é outra das prioridades apontadas.
Na Direcção do Centro de Estudos Sociais, Maria João Simões é acompanhada por Amélia Augusto , que assume o cargo de vice-presidente. À frente da Assembleia-Geral está José Carlos Venâncio , até então director da unidade de investigação. Já no Conselho Fiscal figuram os nomes de Johanna Schouten como presidente e Alcides Monteiro e Nuno Augusto como vogais.