A UBI foi uma das três universidades portuguesas que se juntou à Microsoft
Assinatura de protocolos
UBI parceira da Microsoft

O Plano Tecnológico passa agora pela UBI. A instituição, com sede na Covilhã, foi uma das três universidades portuguesas escolhidas para a criação de Cursos de Especialização Tecnológica (CET). A partir do próximo ano, na Covilhã, vão decorrer cursos práticos na área das novas tecnologias e os alunos vão ter direito a certificados da própria Microsoft.


Por Eduardo Alves


As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) ganharam destaque, na passada semana, com a vinda a Portugal de Bill Gates, o patrão da Microsfot. Um acontecimento que serviu também para promover o Plano Tecnológico lançado pelo governo socialista. Uma das formas de implementação e divulgação das novas tecnologias passa pelos cursos tecnológicos.
A UBI, a Universidade de Aveiro e a Universidade do Minho, vão ser as primeiras três instituições no País a facultarem Cursos de Especialização Tecnológica (CET) apoiados pela Microsoft. No passado dia 2 de Fevereiro, Bill Gates e José Sócrates falaram, através de ligação via Internet, para os três estabelecimentos de ensino. Na instituição covilhanense Luís Carrilho, vice-reitor da UBI e Vítor Santos, responsável pela Microsoft assinaram o protocolo que prevê esta parceria.
Uma colaboração que está prevista no ponto 7 do “Memorando de Entendimento entre o Governo Português e a Microsoft”. Na UBI vai agora começar a funcionar um CET de nível IV. A parte teórica deste curso vai ficar a cargo dos docentes da Universidade e a parte prática vai receber o apoio da Microsoft.
No final desta acção, os formandos vão receber uma certificação oficial da “IT Academy”, um centro prático da responsabilidade do gigante da informática. Luís Carrilho lembrou “a capacidade da UBI, em termos de docentes e de recursos informáticos” para a realização destas acções. No entender do responsável pela UBI, “estes CET's vêm reforçar o papel da Universidade na região, mas também, mostrar a importância que a instituição tem no panorama nacional”.
Vítor Santos, da Microsoft, mostrou-se também “muito impressionado com os projectos, as investigações e as estruturas de apoio” que estão presentes na UBI. Este responsável pela maior empresa de informática do planeta deslocou-se à Covilhã para a assinatura deste protocolo e apresentação do programa “Competências em software – um contributo da Microsoft para o Plano Tecnológico”.
Santos falou ainda do Parkurbis e da possibilidade de criação de um centro de investigação da Microsoft naquela estrutura. Por enquanto, “estamos apenas ao nível das conversações”, garantiu o representante da empresa.



Cursos arrancam no próximo ano

Microsoft vai dar apoio aos formandos e à instituição, refere o protocolo

No próximo ano lectivo, 2006/2007, a UBI arranca com este CET de nível IV. O público-alvo, explica Luís Carrilho, “são alunos que terminam o 12º ano de escolaridade e querem enveredar por um curso prático”. Com a duração de um ano, os formandos vão ter acesso a aulas teóricas, mas também a iniciativas práticas e ao contacto com softwares fornecidos pela própria Microsoft. Desenvolver esses mesmos programas ou melhorar as suas qualidades são alguns dos objectivos do curso.
Um próximo passo vai agora desenhar as linhas mestras desta acção. Todo o programa fica a cargo dos docentes da UBI, que vão contar com o apoio da “IT Academy”. No final da formação, os participantes neste curso ficam com um certificado de competências atribuído pela própria Microsoft. Para além disso, “os formandos que quiserem prosseguir os seus estudos para um grau universitário “também o podem fazer”, garante Luís Carrilho.
Outra das novidades apresentadas neste protocolo diz respeito a um estágio profissional do final da acção. Todos os participantes vão ter direito a estagiar numa empresa do ramo e a prosseguirem a sua formação.