A vila mercado
 
 
Estói
 

O verdadeiro Algarve permanece ainda desconhecido de muitos visitantes. No meio da região mais a sul de Portugal fica a “vila mercado” de Estói. As suas origens datam do século XIII e como tal, no povoado conhecem-se muitas edificações com reconhecido valor arquitectónico.
O Palácio de Estói é a marca mais conhecida desta localidade situada nas abas da serra de Monte Figo. Edificado segundo o estilo clássico francês é rodeado por jardins e parques formais, estátuas e fontes. Esta construção, única em todo o Algarve tem 28 divisões e foi mandada construir pelos condes de Carvalhar.
A cerca de dois quilómetros da vila encontra-se outro marco importante e ponto de visita à região, as ruínas do Milreu. Uma prova da origem da povoação e um marco da existência avançada da mesma.
Para além dos interesses arquitectónicos e das paisagens deslumbrantes, Estói conta ainda com o comércio. Todos os segundos domingos do mês realiza-se na vila uma das maiores e mais importantes feiras. Nestes mercados encontra-se de tudo um pouco, mas o produto mais característico são as cataplanas e as roupas em pele.