As verbas estão destinadas às corporações do concelho da Guarda
Época de incêndios
Três milhões para material de prevenção

A verba, aprovada no âmbito de fundos comunitários, irá ajudar vários concelhos a adquirirem material de prevenção e combate a incêndios.


Por Eduardo Alves


Os concelhos da zona transfronteiriça da Guarda e Salamanca vão receber mais de três milhões de euros em equipamento e material de comunicações para prevenção e combate a incêndios. Foi esta a novidade anunciada por António Fonseca, coordenador do Centro Distrital de Operações e Socorro (CDOS), no passado sábado, 4, no Sabugal, no III Encontro Transfronteiriço sobre prevenção de incêndios.
A verba, que chegará até ao Verão, surge no âmbito de uma candidatura aprovada nos fundos comunitários de cooperação transfronteiriça (INTERREG IIIA), que prevê também a realização de seminários, formação e informação junto da população. Os municípios abrangidos serão a Guarda, Sabugal, Almeida, Pinhel, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Meda, Figueira de Castelo Rodrigo e Manteigas, que já têm ordem para adquirir material. Os vários concelhos irão receber veículos desbastadores de mato, veículos ligeiros de combate a incêndios e cisternas, e terão todos uma estação meteorológica. E fatos de protecção individual para os bombeiros.