A edição deste ano vai apresentar algumas novidades
Dias da UBI 2006
Várias novidades agendadas

Pelo nono ano consecutivo, a Universidade da Beira Interior vai abrir as suas portas à comunidade. Escolas, grupos de amigos e população em geral vão poder conhecer todo o funcionamento da instituição.


Por Eduardo Alves


São três dias a receber alunos de várias escolas secundárias na UBI. Um dos mais conhecidos eventos da instituição covilhanense repete-se este ano pela nona vez, entre os dias 14 e 16 de Março. Segundo o Gabinete de Relações Públicas (GRP) da universidade, que organiza esta acção, “há já uma lista considerável de inscrições”. Também a mesma fonte adiantou que este ano o programa pensado para os três dias de actividades conta com várias iniciativas inéditas.
Desta forma, no Departamento de Ciência e Tecnologia Têxtil decorrerão, nos dias 15 e 16 de Março, as II Jornadas Internacionais de Arte&Moda. O Núcleo de Estudantes de Engenharia Aeronáutica, (AEROUBI) ajudará a desvendar “Os Segredos da Aviação”, no Departamento de Ciências Aeroespacias. “As Adivinhas de D. Quixote” e “o Agente Secreto: a Poesia na Clandestinidade” são as propostas do Núcleo de Estudantes de Português e Espanhol do Departamento de Letras, enquanto que os docentes conduzirão as sessões “Um Nobel Inglês” e “A Magia das Palavras”. Os alunos de Medicina convidam a assistir à palestra “Conhece o teu corpo – Protege-o!”. Nos laboratórios da Faculdade de Ciências da Saúde será possível executar procedimentos simples, tais como a determinação do grupo sanguíneo. A exposição interactiva “Compreender o Homem, Compreender a Actividade Desportiva” é uma iniciativa do Departamento de Ciências do Desporto.
Os Dias da UBI constituem uma iniciativa destinada “a divulgar as capacidades e potencialidades da instituição em termos científicos, técnicos e culturais” e também se revelam “uma oportunidade para dar a conhecer o ambiente universitário, através de visitas guiadas aos diversos Departamentos, Centros e ainda a outros sectores como a Biblioteca, o Museu e o Cybercentro”, refere o Gabinete de Relações Públicas da UBI.
Nesta nona edição d'Os Dias da UBI serão apresentadas exposições, conferências, experiências em laboratórios, tecnologias computacionais e multimedia, num conjunto de iniciativas interactivas.
Esta iniciativa destina-se, em especial, “a alunos dos diversos graus de ensino, num projecto pedagógico de aproximação ao meio universitário, que mais tarde, no momento de opção por um curso superior, poderá vir a ser de grande utilidade”, adianta o GRP.
No sentido de reforçar a articulação entre a Universidade e o sector empresarial, estes dias constituem, igualmente, uma oportunidade para que os empresários conheçam o potencial de investigação de que dispõe a UBI e que lhes poderá ser “extraordinariamente útil quer ao nível das actividades de inovação, quer no que respeita ao eventual recrutamento de licenciados para o mercado de trabalho”.
Na página oficial do evento, os interessados podem encontrar todas as informações sobre esta iniciativa.