Os sistemas informáticos estiveram em análise neste trabalho
Doutoramento em Engenharia Informática
Novas estruturas para modelos poligonais

Uma tese de doutoramento na área da informática, apresentada na UBI, avança com novas formas de simplificar modelos poligonais nos sistemas que interagem com os computadores.


Por Eduardo Alves


Frutuoso Gomes Mendes da Silva é o autor do estudo intitulado “Estruturas Poligonais Deformáveis com Resolução Variável”. Esta tese de doutoramento na área da Engenharia Informática pretende “reduzir o número de células dos modelos informáticos, tais como os vértices, as faces e as arestas, de forma a que se simplifique um objecto para que depois este possa ser, novamente, refinado”.
Os programas informáticos podem, desta forma, para um mesmo modelo “apresentá-lo de forma mais simples ou mais complicada, consoante a necessidade da aplicação”. Este trabalho apresenta também uma nova base de dados que ajuda na representação desses modelos. “É uma estrutura de dados que acabou por se revelar um dos principais contributos desta tese”, adianta Frutuoso Silva, docente da UBI e autor do trabalho. Outra das novidades está também num algoritmo de simplificação de malhas que foi implementado para criar um esquema de multi resolução. Este estudo aplica-se em sistemas informáticos na área da computação gráfica.
Para além desta novidade, o estudo de Frutuoso Silva apresenta uma estrutura de dados para modelos poligonais em que se representam os objectos à custa dos vértices, das arestas e das faces e “é uma estrutura de vértice que contrariamente às outras não precisa de ter as arestas orientadas”.
O júri que aprovou a tese apresentada foi composto por Mário Rui Fonseca dos Santos Gomes, professor associado do Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, Mário Marques Freire, professor associado da Universidade da Beira Interior, Adérito Fernandes Marques, professor auxiliar da Universidade do Minho, Abel João Padrão Gomes, professor auxiliar da Universidade da Beira Interior e Rafael Bidarra, professor auxiliar da Delf University of Technology.