Anabela Gradim

Ser Digital


O Urbi@Orbi completa nesta edição seis anos de vida. Seis anos de publicação semanal ininterrupta, perfazendo trezentas e catorze edições com notícias da universidade, da Covilhã, da região e do resto.
O jornal dos alunos do Curso de Ciências da Comunicação da UBI foi concebido como um laboratório para os estudantes porem à prova os conhecimentos e competências adquirida durante os primeiros anos de estudo, e juntamente com a TUBI e a RUBI constitui um instrumento importante na formação dos jovens licenciados em Comunicação da UBI.
Mas não só. O Urbi é semanário digital pertencente a um estabelecimento de ensino Superior mais antigo do País – e continuará sempre a sê-lo enquanto ininterruptamente, continuar todas as terças-feiras a fazer a sua aparição na web.
Poucos saberão, também, que o jornal recebe entre 50 a 60 mil visitas por mês, cerca de 15 mil por semana, e por edição. Não há em Portugal nenhum jornal escolar ink-stained que almeje números sequer comparáveis a estes em termos de divulgação e leitores, e este factor devia animar quem nele trabalha, pois o fim último de quem escreve – especialmente para imprensa – é ser lido.
Mais duas razões ainda para gostar de ser digital: no princípio, quando ainda havia escassos números, notava-se pouco; mas hoje, o facto das 314 edições do Urbi se encontrarem on-line , com recursos mínimos por parte de quem disponibiliza o serviço, e poderem ser pesquisadas por motores de busca, torna-o um repositório vivo dos últimos seis anos de vida e actividades na UBI; além de espelhar, também, o que se foi passando na região, e especialmente na Covilhã, durante estes tempos que se manteve em actividade. Arquivar e desarquivar informação e conhecimento, numa altura em que o infoglut ameaça submergir tudo e todos, é apenas mais um serviço que o Urbi presta à universidade, à região e ao resto. E por tudo isso, que não é pouco, está de parabéns o jornal, e todos quantos semanalmente lhe dão corpo.