Celina Gonçalves*

Parabéns ao URBI!


O meu primeiro contacto com o Urbi foi como aluna de Ciências da Comunicação na execução de alguns trabalhos académicos.
No início, muitas das notícias que nos eram propostas ficavam por fazer porque achávamos os assuntos pouco interessantes. Contudo, ao longo do tempo fomo-nos apercebendo que um assunto tem sempre algo de interessante, desde que o procuremos.
O Urbi serviu para mim como aprendizagem do que se deve e não deve fazer em jornalismo escrito, quais as regras para tornar a leitura mais fácil para os leitores e como seleccionar o que é realmente essencial para a notícia.
Já fora do ambiente académico enveredei não pelo Jornalismo, mas pelas Relações Públicas. Não obstante, o que aprendi no Urbi ajuda-me no contacto com os media e na elaboração de informação para os mesmos.
Penso que a aposta em tudo o que permita aos alunos colocar em prática os ensinamentos teóricos é sempre uma mais-valia para um curso e aquilo que o pode distinguir dos outros da mesma área.
Para finalizar, quero dar os parabéns ao Urbi e a toda a sua equipa pelos seus seis anos de existência. Que continue a crescer empenhado em fazer um jornalismo com qualidade e rigor, para que os jovens Ubianos saiam cada vez mais bem preparados para o mercado de trabalho e para que seja cada vez mais uma referência no jornalismo regional são os meus votos.


* Relações Públicas da Quarta Parede - Artes Perfomativas