Lúcia Cavaleiro*

Parabéns URBI!


Quanto mais não seja este artigo vale pelo regresso, por alguns agradáveis momentos, ao fim da década de 90 do século passado. Parece incrível mas frequentei o curso de Ciências da Comunicação na UBI no século passado! O fenómeno deu-se mais precisamente, entre 1996 e 2000. Uma constatação bizarra porém... verdadeira! Quando este pensamento me atravessou a mente confesso que abafou aquela sensação prazeirosa de “flasback” que na altura, agradavelmente me assolava. Nesse preciso momento tinha acabado de fazer uma pesquisa para reler todos os artigos escritos por mim “ao serviço” do Urbi . Há de facto momentos únicos na vida, daqueles que não vale a pena relatar a quem não os viveu porque há coisas que se sentem e não se explicam, desculpem-me o egoísmo. Por mais anos que passem, e já lá vão seis, poderei sempre dizer que tive o privilégio de viver o acontecimento que hoje é notícia: o aniversário do Urbi@Orbi . Qual jornalista que presencia em directo o acontecimento, assisti orgulhosamente e em lugar privilegiado ao nascimento deste órgão de comunicação on-line que veio disciplinar-nos enquanto ainda profissionais – em potência – do jornalismo. Foi com o Urbi que sentimos os primeiros “arrepios” no estômago perto da “hora digital” de fecho da edição. É uma das tais sensações que apenas os mui nobres Ubianos, e em particular, os comunicólogos ou como diria um dos professores do curso, os cientistas da comunicação, conhecem bem.
É apenas mais um exemplo de sucesso numa Universidade que nos permitiu ter uma boa formação académica, mas sobretudo foi um palco de ensaios para o mundo “real” do jornalismo através do jornal on-line – um arrojado e pioneiro projecto à época – e da televisão interna (desculpem-me os ciberleitores! Bem sei que sou repetitiva na referência à TUBI - e que cada vez que escrevo sobre a UBI ou o Urbi lá vai a conversa parar ao mesmo sítio, mas esse é outro projecto que também tive o privilégio de “ajudar a nascer” e que recordo com a maior saudade!).
Parabéns Urbi pelo aniversário mas sobretudo pelo arrojo, pela qualidade e pela diferença. E por falar em sentimentos comuns, mas apenas apanágio de um restrito grupo de sortudos, aqui fica a despedida: Saudações Ubianas! (Ora já estão a ver do que falo, certo?).


* Editora do programa "Imagens de Marca" da SIC Notícias