Luís Fonseca*

Presença permanente sobre a UBI, a Covilhã e o resto


Quando uma pessoa dá os parabéns a outra fá-lo tendo em mente (nem que seja inconscientemente) pelo menos uma boa recordação do aniversariante. Uma boa característica que o torna especial, diferente. Provavelmente, como num puzzle, a melhor maneira de montar o retrato ideal de um aniversariante, consiste em juntar todos esses pedaços. Aquilo que cada um recorda quando deseja os parabéns.
Há várias características que tornam o Urbi@Orbi especial e que são certamente lembradas por todos quantos a ele estão ligados e lhe desejam parabéns. Há quem recorde que acabou o curso a escrever no Urbi@Orbi – porque que é feito por alunos da Universidade da Beira Interior. Há quem investigue e trabalhe na UBI e recorde que foi graças ao Urbi@Orbi que viu o resultado do seu esforço difundido publicamente – porque é o órgão de informação do que se passa na Universidade e dele bebem outros órgãos de informação. E há quem, simplesmente, procure informação sobre a região e tenha no Urbi@Orbi uma presença constante. Ao longo de seis anos.
Esta presença permanente é uma constatação muito simples, mas da maior importância. Ao estar seis anos ligado, ininterruptamente, o Urbi@Orbi é hoje um dos mais antigos órgãos de informação online da Beira Interior.
A relevância do Urbi@Orbi na difusão da informação regional pode ser comprovada com uma simples experiência. Entrar no Google (que é “só” dois anos mais velho que o Urbi: completa oito anos em Setembro) e fazer pesquisas por qualquer uma das seguintes expressões/palavras, escolhidas perfeitamente ao acaso e relacionadas com a vida na região: “Centro Hospitalar da Cova da Beira”, “Serra Shopping”, “Câmara da Covilhã”, “Turistrela”, “Minas da Panasqueira”. Logo na primeira página de resultados (senão, nas primeiras 20 ocorrências) surgem artigos publicados no Urbi@Orbi . Aliás, é o único sítio na Internet sediado na região comum aos primeiros resultados em todas aquelas buscas. Parabéns.


* Director do Diário XXI