Manuel José
Santos Silva

6º Aniversário do Urbi@Orbi


O Urbi @ Orbi é o exemplo vivo de como um projecto interdisciplinar se torna num caso de sucesso. Em primeiro lugar, pela filosofia que lhe está subjacente: trata-se de um laboratório que permite aos alunos de Ciências da Comunicação da Universidade da Beira Interior adquirirem experiência nas áreas do jornalismo, da comunicação, mas também da informática e gestão da informação. Segundo, porque este projecto há muito que ultrapassou os limites do laboratório para se tornar num importante veículo de divulgação da UBI, uma porta aberta no ciberespaço que regista uma média mensal de 65.000 visitas.
Quando surgiu, há seis anos atrás, o Urbi assumiu-se desde logo como um projecto inovador nas Universidades portuguesas e, graças ao entusiasmo e dinamismo dos colaboradores que por ele foram passando, conseguiu manter ao longo do tempo uma periodicidade constante, ultrapassando uma fase inicial em que os jornais on-line ainda não tinham tantos adeptos como hoje. Presentemente, o Urbi assume um papel central na ligação e interacção entre comunidades: academia, região, país, até mesmo com aqueles que procuram notícias a partir do estrangeiro. As fronteiras da distância desaparecem, e ainda se partilha informação e imagem com outros meios de comunicação, numa linguagem nova, num novo conceito.
Por tudo isto, é com a maior satisfação que felicito o Urbi e a sua equipa por este Aniversário e formulo votos para que continuem a levar o nome da Universidade da Beira Interior bem longe, cada vez com mais qualidade.