Alentejo profundo
 
 
Viana do Alentejo
 

Numa semana em que Jorge Sampaio faz a última das suas presidências abertas pelo território nacional, visitando 11 concelhos do interior do Pais, deixamos-lhe uma sugestão semelhante.
Viana do Alentejo está encravada nessa grande planície que um dia apelidaram de “celeiro de Portugal”. Uma posição que joga a favor do visitante, pelas paisagens de grande beleza que se encontram durante a viagem.
Com pouco mais de 6 mil habitantes, esta localidade foi-se desenvolvendo lentamente, o que contribuiu para a preservação do seu vasto património.
Nesta localidade do distrito de Évora, o maior ponto de destaque vai para o sumptuoso santuário de Nossa Senhora de Aires, este é quase uma cópia da Basílica da Estrela, edificada em Lisboa.
Outro dos patrimónios culturais ligados a este concelho alentejano são as associações. Neste campo, destaque para o Grupo Seara Nova e “Os Trabalhadores” de Alcáçovas. Músicas e mostras culturais que o visitante pode apreciar enquanto saboreia os pratos de carne tipicamente alentejanos e bebe os vinhos da região.