No próximo dia 14 de Março, o Teatr'UBI faz 17 anos de existência

Teatr'UBI
O mundo como plateia

O X Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior realiza-se entre os dias 14 e 27 de Março. A Covilhã vai tornar-se o principal ponto de encontro das companhias teatrais universitárias. Entre as novidades destaque a para presença de três formações da América Latina.


Por Eduardo Alves


Dia 14 de Março será um dia especial para o Grupo de Teatro da Universidade da Beira Interior (Teatr'UBI). No dia em que comemoram 17 anos de existência dão também início o décimo ciclo de teatro com o mais recente peça deste grupo.
O palco do Teatro-Cine da Covilhã vai receber “O Corvo”, a peça que abre portas a este ciclo. Na apresentação do programa à Imprensa, Rui Pires, director artístico do Teatr'UBI, sublinhou a importância do momento para o grupo teatral. “Este vai ser o mais internacional ciclo, com a presença de três grupos da América Latina”. A ideia começou por juntar um grupo de teatro de cada continente, mas os fracos recursos económicos e as agendas de alguns teatros “acabaram por não viabilizar o intento”.
Para este ano, “as expectativas mantém-se altas” e os responsáveis do Teatr'UBI esperam superar a média diária de espectadores, “situada nas cem pessoas”, refere Pires.
Outra das grandes novidades reside também na organização conjunta deste ciclo de teatro com a companhia covilhanense ASTA. Algo que se deve “à forte ligação com este grupo e ao facto de três actores do Teatr'UBI estarem a trabalhar na ASTA”. Uma ligação que passa também “pela profissionalização do teatro universitário”, confessa o director artístico.
Este ciclo de teatro vai também contar com outra novidade. Entre os dias 14 e 27, período de duração do evento, a Rádio Clube da Covilhã e o Teatr'UBI vão realizar um programa em parceria. Durante uma hora, os responsáveis pelo grupo cénico vão dar vida ao “Diário do Ciclo”. Tempo de antena utilizado para dar conta das movimentações em torno do evento, das novidades das peças, entrevistas e outras iniciativas que estarão no ar através da antena da rádio local.
O programa do ciclo de teatro pode ser consultado em http://www.teatrubi.blogspot.com. O preço do bilhete diário para sócios será de 1,5 euros e para não sócios 2,5 euros. O bilhete geral será vendido a 15 euros para sócios e 30 para não sócios.

Associação académica não apoia desde 2003

Segundo as contas da organização, o Teatr'UBI deste ano vai custar perto de 35 mil euros. As ajudas vão chegar da Universidade da Beira Interior”que vai suportar os custos da logística dos grupos convidados”, também da Fundação Calouste Gulbenkian, da Scutvias, da Assec e do Instituto Português da Juventude (IPJ).
Na hora de apresentar os apoios, os responsáveis pela companhia de teatro expressam também algum descontentamento perante a actuação da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI). Segundo Rui Pires, o grupo de teatro “não recebe qualquer tipo de ajuda, desde 2003” .