Doutoramento em Matemática
Componentes de variância

A mais recente tese desta área apresentada na UBI consegue dar novas pistas para a utilização das técnicas de variáveis pivot indutoras e componentes de variância.


Por Eduardo Alves

Este estudo aponta para novas pistas na área em causa

Dário Jorge da Conceição Ferreira, docente no Departamento de Matemática da Universidade da Beira Interior apresentou uma tese de doutoramento que fala sobre as variáveis indutoras e a sua aplicação em modelos normais ortogonais. Segundo o autor deste estudo, a tese centra-se em componentes de variância “onde são gerados valores aleatórios”, depois este investigador utiliza “estimadores centrados que vão validar as amostras”.
É através deste processo que “são encontrados intervalos de confiança”. Neste passo verifica-se também “se as medianas dos pontos gerados estão perto dos valores estimados anteriormente”, salienta este investigador. Constroem-se assim intervalos de confiança que dão imensas possibilidades a quem trabalha com esta temática. Uma das vantagens desta tese regista-se nesta inovação.
Como exemplo da aplicação prática das componentes de variância Dário Ferreira fala sobre “uma dada aplicação que tem como objectivo medir a variância em castas de vinhas”. Para tal, o autor desta tese encontrou, através deste novo processo, “os ditos intervalos de confiança para os estimadores que já tinham sido obtidos anteriormente nesse artigo, onde se estava a fazer o estudo, neste exemplo, nas castas de vinhas”. Como a diferença entre os dois valores é mínima pode dizer-se então que a estimativa serve como valor de referência.
Este docente, que repartiu os três anos de trabalho dedicados a este estudo entre pesquisa teóricas e investigações laboratoriais intitula agora o seu trabalho de “Variáveis pivot indutoras e componentes de variância em modelos normais ortogonais”. Para realizar o estudo em causa e apoiar os conhecimentos que ia adquirindo Dário Ferreira desenvolveu também um programa informático específico “para gerar valores aleatórios e gráficos representativos”, explica o docente. Todo o trabalho agora apresentado faz parte de um conjunto de pesquisa e investigações que são realizadas por uma equipa de docentes e estudiosos sobre a temática das componentes de variância.
Dário Ferreira viu a sua tese ser aprovada por um júri constituído por João Tiago Nunes Mexia, professor catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Roman Zmysloný, professor catedrático governamental do Institute of Mathematics University of Zielona Gora, Carlos Manuel Agra Coelho, professor associado do Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa, Teresa Paula Costa Azinheira Oliveira, professora auxiliar da Universidade Aberta, Maria Manuela Melo Oliveira, professora auxiliar da Universidade de Évora, Luísa Maria Pereira Amaral, professora auxiliar da UBI e Célia Maria Pinto Nunes, professora auxiliar da UBI.