Assembleia Municipal
Chumbo ao Parque Natural

O assunto forte da última Assembleia Municipal da Covilhã serviu para analisar a alteração dos limites do Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE). Numa reunião onde também se falou sobre a partida da DRABI para Coimbra.


Por Eduardo Alves

O Parque Natural da Serra da Estrela foi o tema em destaque nesta reunião

A Covilhã está contra a alteração dos limites do PNSE. Uma ideia expressa na Assembleia Municipal do passado dia 3 de Março onde se votou a moção que rejeita os limites avançados pelo Instituto de Conservação da Natureza (ICN). Esta moção apresentada pelo grupo parlamentar do PSD visa alertar os responsáveis pelo Parque Natural para que “pensem a forma como vão implementar algumas medidas”, afirma Bernardino Gata, líder da bancada social-democrata.
Para os responsáveis camarários “estão em jogo várias intervenções, quer na zona das Penhas da Saúde, como é o caso da construção da barragem, quer na zona da Torre e em diversas freguesias do concelho”. A moção que recusa as intenções do ICN foi aprovada pelo PSD e mereceu a abstenção do PS, CDU e Bloco de Esquerda. Para os sociais-democratas “existem pessoas que também devem ser levadas em conta, não só a natureza”. Já os partidos de esquerda apontaram para o facto da natureza ser um tema cada vez mais importante. Ainda assim, todas as forças políticas estão contra a actuação do Parque Natural da Serra da Estrela. Isto porque, “as medidas que o ICN pretende implementar vão mesmo entrar em vigor”, explica o autarca covilhanense. Pinto só lamenta “que este como todos os outros processos tenham sido avançados pelo ICN e pelo parque sem ouvir as populações e os implicados”.
Há pouco mais de um mês o autarca covilhanense, Carlos Pinto deu a conhecer as intenções do ICN em alterar os limites do Parque Natural. Esta medida vai no sentido de fazer coincidir o PNSE com a Rede Natura 2000. O alargamento desta área compreende também novas regras para o espaço em causa. O que vai contra determinadas construções que a autarquia e as juntas de freguesia têm pensadas para determinados locais como Sarzedo, Verdelhos, Unhais da Serra, Paul, Erada e Cortes do Meio. José Lourenço Ferreira, presidente da Junta de Freguesia do Sarzedo foi quem mais mostrou indignação perante este assunto. Esta freguesia engloba agora parte do PNSE, com a implementação dos novos limites toda a povoação passa a fazer parte o parque. Esta alteração vai implicar que “no Sarzedo não se construa nem mais uma casa”. O autarca questiona-se agora “como é que a freguesia pode desenvolver-se”.

Socialista a favor do concelho

João Carlos Correia , líder da bancada socialista deu voz ao protesto. O grupo parlamentar do PS na Assembleia Municipal da Covilhã mostra-se contra a saída da Direcção Regional de Agricultura da Beira Interior, de Castelo Branco para Coimbra. Segundo este deputado, “o distrito e os interesses deste estão primeiro que as questões partidárias”. Daí que o PS tenha proposto uma moção com vista a criticar esta acção. Este documento foi aprovado por unanimidade.