Lar de São José
Câmara oferece veículo adaptado

Uma das principais necessidades do Lar de São José está agora ultrapassada. Esta unidade de apoio aos idosos recebeu um veículo adaptado para transporte de pessoas com dificuldades de locomoção.


Por Eduardo Alves

A nova viatura está adaptada para o fácil transporte de cadeiras de rodas

A prenda foi aberta na passada sexta-feira, 3 de Março. Nem a chuva, nem o frio foram suficientes para diminuir a festa. O motivo de comemoração não era para menos, isto porque, a valência que presta apoio a 170 utentes recebeu, da Câmara Municipal da Covilhã, um veículo adaptado ao transporte de pessoas em cadeiras de rodas.
Orçado em 45 mil euros, este novo carro pode levar até nove pessoas, “ou sete ocupantes sentados em bancos normais e mais dois ocupantes em cadeiras de rodas”, explica José Brito Rocha, presidente da direcção.
Para os responsáveis pelo lar, este veículo “era de extrema necessidade”. Isto porque, a deslocação de idosos “para as consultas, para a fisioterapia e para outros locais” tinha de fazer-se em condições “muito pouco aconselháveis”. A carrinha que agora passa a estar à disposição desta valência está apetrechada com um elevador eléctrico na parte posterior “que permite fazer subir ou descer duas cadeiras de rodas para o veículo”, explicam os responsáveis. Um sistema que foi integrado na viatura logo que esta foi adquirida. Para além deste mecanismo, a carrinha possui também “um degrau automático que fica próximo do solo, assim que se abre a porta lateral”. Esta tem também apoios para os idosos que se movimentam com relativa facilidade “conseguirem chegar pelo seu pé, ao interior do carro”, adianta Brito Rocha. Outro dos aspectos levados em conta na aquisição deste veículo foi o facto “de permitir que qualquer pessoa possa circular no seu interior com toda a comodidade”.
Segundo o responsável pela valência, “este foi um esforço feito pela câmara que vai também estar ao serviço da cidade”. Brito Rocha passa a disponibilizar a viatura, “quando esta não estiver a ser utilizada pelo lar”, às restantes instituições do concelho. Uma cedência “sem qualquer lucro para o Lar de São José”. Assim, os interessados podem pedir o veículo “e só têm de custear o seu motorista e o combustível”.
A carrinha vai agora “ajudar no transporte dos utentes do lar, quer para as consultas, quer também para os passeios de maior distância”, acrescenta ainda o responsável.
Brito Rocha adiantou mesmo que o lar se prepara para uma melhoria nos acessos às instalações. A sede desta valência está localizada em pleno centro histórico da Covilhã e a empreitada “a ser paga inteiramente pelo lar”, vai permitir criar uma ligação entre a rua Comendador Campos Vieira e o lar. Esta obra “orçada em 400 mil euros” vai permitir criar “um parque de estacionamento e uma nova estrutura de apoio ao lar”, remata Brito Rocha.