Melhor curta
Imago estreia óscares

“The Moon and The Son”, uma curta-metragem de John Canemaker foi, na noite de domingo passado, premiada com o óscar de “Melhor Curta de Animação”. O filme estreou na edição do Imago 2005.



O filme agora galardoado estreou no Fundão

Os organizadores do festival de cinema Imago referem que “esta é uma prova da qualidade do evento”. Afirmações com provas bem conseguidas como é o caso da curta-metragem que estreou o ano passado na cidade do Fundão e que agora foi distinguida com o óscar de “Melhor Curta de Aminação”. “The Moon and The Son”, de John Canemaker e Peggy Stern foi galardoado depois de em Outubro último ter integrado a Competição Docs in Shorts  do IMAGO 2005, naquela que foi a estreia da película em Portugal.
Para além de “The Moon and The Son”, mais dois filmes que passaram pelo Imago 2005 (Competição Internacional) estavam nomeados: “The Mysterious Geographic Explorations of Jasper Morello”, de Anthony Lucas, e “Cashback”, de Sean Ellis e Lene Bausager, que conquistou no Fundão o Prémio do Público para o Melhor Filme na Competição Internacional.
A organização deste festival lembra que desde 2001 o IMAGO conta já com 11 películas que depois de seleccionadas para o evento acabaram por ser nomeadas para os óscares, sendo que destas, nove foram estreias absolutas em Portugal e seis tiveram exibições exclusivas no Imago.