Serra da Estrela
Prestígio não pode ser abalado

O presidente da Região de Turismo, Jorge Patrão, promete não abandonar o assunto da reconversão do Ex-Sanatório dos Ferroviários. Um imóvel que classifica de “cancro urbanístico”. Já a Turistrela adianta que a curto prazo poderá haver novidades sobre o interesse do Sheraton na reconversão do imóvel.


NC / Urbi et Orbi

Artur Costa Pais diz que "em breve" poderá haver novidades sobre o interesse do Sheraton no imóvel

Durante a época de Carnaval a Serra da Estrela voltou a acolher milhares de turistas para festejarem o Carnaval e, ao mesmo tempo, desfrutarem da muita neve que havia na Serra e que, em alguns locais, atingia mesmo os três metros. Porém, lado a lado com o belo branco da paisagem existem, na Serra, inúmeros imóveis abandonados e degradados, dos quais o mais conhecido é, sem sombra de dúvida, o Ex-Sanatório dos Ferroviários.
Para o presidente da Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE), Jorge Patrão, aquele imóvel é um péssimo exemplo para uma região cada vez mais apostada em ter um turismo de qualidade. Durante anos tem sido abordada a hipótese de se reconverter o imóvel numa pousada, mas o processo nunca passou das intenções, apesar de até se ter elaborado um projecto de reconversão. Porém, Patrão, aquando da reunião que reuniu as principais regiões de turismo do País na Serra, na passada semana, prometeu não deixar cair este processo em saco roto. “Nunca abandonarei esse assunto. Porque se esta Serra da Estrela se quer prestigiar, não podemos ter cancros urbanísticos como aquele” critica o presidente da RTSE.
No passado mês de Dezembro, Patrão reuniu com os responsáveis da Empresa Nacional de Turismo (Enatur), a quem reivindicou o reembolso de verbas gastas (1,3 milhões de euros) como o projecto de reconversão do Sanatório em Pousada, devido ao facto de esta entidade não o ter concretizado e de assim ter perdido o direito ao edifício, que voltou para a posse da Turistrela. O projecto de reconversão do edifício, da autoria do arquitecto Souto Moura, previa a construção de 56 quartos-35 dos quais duplos, cinco familiares e 16 suites-, uma suite presidencial no último piso e um “health club”, mas não terá ido avante porque, segundo a Enatur, não haveria disponibilidade de verbas para tal.

“Haverá novidades a curto prazo”

Entretanto, a Turistrela já foi desenvolvendo contactos com vista à reabilitação do edifício e já no mês passado anunciou o interesse do grupo Sheraton naquele imóvel. O administrador da Turistrela, Artur Costa Pais, afirma que para já não há nada de novo neste processo, mas que “haverá novidades a curto prazo”.
O Sheraton, nas reuniões mantidas com a Turistrela, terá manifestado interesse em transformar aquele imóvel em “estância de luxo”, aumentando o número de quartos previstos por Souto Moura (56) para 120. É que, de outro modo, afirma Costa Pais, não seria viável para este grupo que detém mais de 400 hotéis em 70 países. O Sheraton quererá obter a classificação de cinco estrelas naquele local.