A maior pista nacional de slot está no interior do País
Em Castelo Branco
Maior pista de “slot” nacional

Na cidade albicastrense, o modelismo está em expansão. Para além da maior pista de slot nacional, há projectos para estruturas de aeromodelismo e para modelos todo-o-terreno.


NC / Urbi et Orbi


O modelismo, na cidade de Castelo Branco, está cada vez mais a ganhar adeptos. Prova disso, foi a inauguração da maior pista de slot a nível nacional e também a única com oito calhas, para igual número de pilotos, localizada na Estrada Nacional 18, na Cruz do Montalvão.
Nestas novas instalações da GT – Modelismo, para além da mega pista marca Ninco, está também instalada uma outra de velocidade com uma extensão de cerca de 35 metros e seis calhas, marca Carrera, e em breve serão instaladas mais duas pistas, sendo uma de Rally e outra digital.
Na GT – Modelismo existe também uma zona comercial apenas destinada à modalidade, onde são comercializadas mais de 15 marcas de pneus, motores e diversos acessórios para carros, existindo ainda outra área destinada ao modelismo estático, auto-modelismo (carros a combustão e eléctricos) e aeromodelismo com aviões e helicópteros, estando ainda instalado um espaço para convívio entre os modelistas, um local para reparação de carros e aviões, e uma escola de aprendizagem de modelismo.
Gonçalo Dias, proprietário da GT – Modelismo e um dos impulsionadores da modalidade na cidade albicastrense, tem apostado na enorme divulgação deste desporto, altamente salutar para o stress , junto dos vários estabelecimentos escolares, através de vários protocolos com Associações de Estudantes, e ainda nas demonstrações em vários eventos, bares e discotecas, “obtendo uma resposta bastante significativa”.
Também presidente da direcção do Clube de Modelismo da Beira Interior, constituído pelas secções de auto-modelismo, aeromodelismo, slot e modelismo estático e ferroviário, realça que a modalidade “esta cada vez mais a conquistar adeptos em todos os locais da Beira Interior, facto que muito me apraz registar”.
Para além deste incremento, estão em desenvolvimento outros projectos, com a disponibilidade de um campo de voo com três pistas para a actividade do aeromodelismo, uma pista de auto-modelismo todo-o-terreno e um protocolo com a GT – Modelismo para cedência de pistas de slot tendo em vista a realização de provas.
Para o mês de Abril, está prevista a realização de um encontro de modelismo estático e alguns convívios no terreno da pista de aviação e todo-o-terreno, localizadas entre a Póvoa do Rio de Moinhos e Caféde.