Os deputados eleitos pelo círculo de Castelo Branco pedem a remodelação da linha
Linha da Beira Baixa
PSD reclama modernização

Os deputados “laranjas” na Assembleia da República querem saber se há projecto de modernização, o que prevê e quando é que o Governo irá iniciar as obras. O “6 de Setembro”, por seu turno, diz que a Linha atravessa um dos “piores momentos da sua existência”.


NC / Urbi et Orbi


“Esta melhoria de serviço é um anseio há muito pretendido pelas populações locais, autarquias e empresas, e, aliás, prometido pelo actual primeiro-ministro quando ainda não o era”. É este o argumento utilizado pelos deputados do PSD na Assembleia da Republica, e que fazem parte da Comissão de Obras Públicas, num requerimento apresentado ao Governo em que se reclama a modernização da Linha da Beira Baixa até à Guarda.
O requerimento, subscrito pelos deputados Ribeiro Cristóvão, pelo círculo de Castelo Branco, e por Ana Manso, pelo círculo da Guarda, salienta que depois da inauguração da segunda fase de Modernização da Linha, entre Mouriscas e Castelo Branco, “seria de esperar que se estendesse ao percurso Castelo Branco-Guarda um serviço compatível com o objectivo de oferecer aos utentes um meio de transporte rápido e seguro”. Porém, dizem os deputados “laranjas”, “tudo indica que tal não se irá verificar num prazo aceitável neste troço, pois não se conhecem decisões governamentais no sentido de rectificar o traçado, suprimir passagens desniveladas, melhorar as estações nem electrificar a Linha”. O PSD salienta que uma Linha moderna é importante para ajudar algumas infra-estruturas importantes como o futuro Aeroporto Regional, a Plataforma Logística da Guarda, e o Parkurbis, na Covilhã, e também é fundamental para “alavancar o enorme potencial turístico deste território”. Por isso, querem saber se existe ou não projecto para a melhoria da via, se o mesmo prevê a substituição de todas as passagens de nível e quando é que o Governo prevê o início das obras.

Quebra de passageiros

Já esta semana o Grupo de Amigos da Linha da Beira Baixa, o “6 de Setembro”, veio denunciar que esta via ferroviária está a perder passageiros devido a inúmeros factores como os horários desarticulados, os incómodos transbordos, automotoras desconfortáveis e devido à forte concorrência da Auto-Estrada da Beira Interior (A23). O grupo diz mesmo que a Linha atravessa “um dos piores momentos da sua existência, nem sequer comparado aos anos sessenta do século XX”. Segundo a CP, em 2005 viajaram na Linha da Beira Baixa 319 mil passageiros.