Mais de 50 mil pessoas visitaram a Casa da Cultura
Seia
Casa da Cultura com 55 mil visitantes

A Casa Municipal de Cultura de Seia foi frequentada, em 2005, por cerca de 55 mil pessoas, o que representa um aumento de cerca de dez por cento relativamente ao ano anterior, refere o director daquele organismo.


NC / Urbi et Orbi


Mário Jorge Branquinho salientou sobretudo as áreas de cinema, Festivais Internacionais e Cinema e Vídeo de Ambiente e de Jazz, Teatro e Dança como as mais procuradas pelo público. "Seia é, na região da Serra da Estrela, a cidade onde há maior oferta cultural, de carácter variado, que pode servir como elemento de desenvolvimento", diz. E ressalva a actividade cultural da Guarda, capital de distrito, que "pela sua dimensão, equipamentos e oferta tem um expoente diferente de Seia que é porta de entrada na zona do Maciço Central da Serra da Estrela, uma cidade interior, mas onde a cultura está a motivar as pessoas, sobretudo os jovens".
A afluência registada "pode ser interpretada como o resultado de uma melhor e maior oferta cultural que teve acolhimento pelo público do concelho e da região", observa. E destaca a área do Cinema, com exibições ao fim de semana, que registaram um total aproximado de 18 mil espectadores, além de nove mil e 900 entradas no Cine'Eco-Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambiente da Serra da Estrela. Os filmes "Harry Potter" com mil 202 espectadores e "Ocean's 12", com 635, foram os mais procurados.
No sector da Música, a Casa Municipal de Cultura de Seia organizou no ano primeiro trimestre do ano passado o festival "Seia Jazz & Blues" que foi presenciado por mais de mil e 200 espectadores. Mário Jorge Branquinho refere a realização, durante o mesmo ano, de oito espectáculos de Teatro, 12 concertos musicais, três recitais de coros, três espectáculos de dança e quatro de variedades.
As exposições organizadas pela Casa Municipal de Cultura registaram uma afluência de 3.850 entradas, sobretudo na ARTIS-Festa das Artes e Ideias de Seia que anualmente reúne cerca de meia centena de artistas do concelho e região de Seia. Os restantes eventos culturais, de que se destacam a Feira do Livro e a Feira do Brinquedo, obtiveram uma procura superior a três mil pessoas, enquanto que o espaço Internet registou cerca de 13 mil utilizadores.
Mário Jorge Branquinho sublinha ser preocupação da Casa Municipal de Cultura promover "uma oferta multifacetada, regular, que motive as pessoas, sobretudo o público jovem, para a cultura como forma de realização pessoal e de cidadania". E anuncia para este mês o espectáculo "Sucata Sisters" pelo Teatro do Montemuro (dia 18) e o Fórum "Articulação-Teoria e Práticas" organizado pela Escola Evaristo Nogueira de São Romão (dias 2 e 3) e, em Abril, o Festival Internacional de "Stand Up Comedy".