O concurso da Microsoft foi apresentado na UBI
Concurso da Microsoft na UBI
Imagine Cup promove espírito de iniciativa

“Imagine um mundo onde a tecnologia nos permite ter uma vida mais saudável” é o desafio lançado na edição deste ano pela Imagine Cup. Um concurso da Microsoft destinado a estudantes de todo o mundo.


Por Liliana Ferreira


Com o objecto de incentivar os futuros engenheiros do ramo da informática e tecnologias da comunicação a porem desde já em prática as suas ideias e projectos, Vítor Santos, da Microsoft, e responsável pelo Concurso Imagine Cup 2006 em Portugal, esteve esta sexta-feira, 10 de Março, no anfiteatro 6.1 da UBI, a fim de divulgar o evento.
Imagine Cup Roadshow, assim se chama a sessão de apresentação promovida pela Microsoft, teve como finalidade dar a conhecer o concurso e esclarecer dúvidas dos alunos menos informados.
Imagine Cup trata-se de uma competição mundial de tecnologia para estudantes do Ensino Superior. Em Portugal o concurso conta já com a sua quarta edição e tem dinamizado centenas de jovens de todo o país a idealizar e concretizar projectos inovadores no mundo do software. Até 1 de Abril decorrerão as inscrições de projectos de seis categorias diferenciadas (Software Design, IT, Short Film, Algorithm, Project Hoshimi – Programming Battle e Interface Designer). Apenas dez equipas passarão à segunda fase do concurso nacional, a realizar na primeira semana de Maio, de onde serão apuradas as equipas portuguesas que seguirão rumo à grande final, em Nova Deli , na Índia.
Este evento proporciona um espaço privilegiado para a inovação tecnológica e uma plataforma de lançamento para novos negócios e empresas. Segundo Vítor Santos, «pretende-se que os jovens pensem para além de tirar o curso e procurar emprego. Há que incentivá-los a sonharem com os seus próprios projectos e a arriscarem com as suas ideias».
Nesta competição, onde até hoje já competiram mais de 20.000 alunos, de mais de 90 países, os inscritos são desafiados a utilizar tecnologias que permitam uma vida mais saudável. Este tema poderá abarcar vertentes tão diversas como descobertas técnicas na área da medicina ou até formas de purificar a água. Ou seja, «cada estudante tem a liberdade de interpretar o tema de formas distintas, sempre com o objectivo de utilizar a tecnologia para fazer uma diferença real na vida das pessoas». Os interessados poderão aceder a http://imagine.thespoke.net a fim de efectuarem as inscrições.
Yannick Teixeira, aluno de 2º ano de Engenharia Electrotécnica, refere que «é um bom estímulo este tipo de iniciativas». Contudo, menciona que «este concurso será de maior interesse para alunos a partir do 3º ano que têm já bases para criar um bom projecto».
Na parte final deste encontro, Vítor Santos apresentou ainda o novo sistema operativo WindowsVista que sairá para o mercado em Outubro deste ano. A arquitectura e a melhoria das funcionalidades do sistema são os destaques desta nova versão. T-shirts e DVD's foram distribuídos ao longo da sessão aos presentes.