Quatro docentes da UBI dirigem este projecto
UBI parceira da Texas Instruments
Robots melhorados na Covilhã

Uma dezena de alunos do 5º ano do curso de Engenharia Electromecânica vai trabalhar em parceira com a Texas Instruments europeia. No centro desta actividade está o Robotsapiens, um robot desenvolvido por Mark Tilden, ex-físico da NASA. Os alunos, orientados por docentes, vão substituir os controladores de série por aparelhos da Texas.


Por Eduardo Alves


Há já vários anos que o Departamento de Engenharia Electromecânica (DEM) da UBI utiliza nas suas aulas e nos seus laboratórios os microprocessadores MSP403 da Texas Instruments (TI). Uma escolha, que segundo os docentes responsáveis pelas principais cadeiras de robótica e outras, se deve fundamentalmente “à gama diversificada de dispositivos e periféricos incluídos em cada família dos microcontroladores, às suas capacidades genéricas, ao baixo custo e à diversidade de ferramentas de desenvolvimento. Todas estas características de tornam a aprendizagem mais simples e acessível. Estes dispositivos “ganharam uma crescente aplicabilidade a nível industrial, devido às suas características e aos baixos consumos energéticos, tornando-se adequados ao perfil de engenharia que se pretende fornecer aos alunos”, explica Pedro Dinis Gaspar.
As aulas leccionadas na UBI e as aplicações deste dispositivo da TI levou os docentes a um módulo de formação que decorreu em Landshut, Munique, entre os dias 5 e 9 de Dezembro passado. Humberto Santos e Pedro Dinis Gaspar deslocaram-se à Alemanha onde apresentaram um módulo intitulado “Teaching Microcontrollers with TI MSP430”, na Advanced Technical Conference, promovida pela Texas. Foi nessa ocasião que ambos receberam o convite por parte da empresa que vai no sentido de adaptar componentes da TI ao robot desenvolvido por Mark Tilden, ex-físico de robótica da NASA e fundador da BEAM Robotics Technology. Segundo o docente da UBI, “trata-se de robô humanóide que utiliza tecnologia biomórfica, capaz de realizar 67 movimentos pré-programados e acções e passível de ser programada toda uma sequência de movimentos, ou reacção ao som e ao toque”.
Este robot com cerca de 35 cm de altura conta com uma série de microprocessadores que vão agora ser estudados e analisados por uma dezena de alunos do 5º ano de Engenharia Electromecânica da UBI. Os alunos vão “fazer uma engenharia ao contrário”. Isto porque “pretende-se analisar os comandos que o robot recebe, reprogramar os algoritmos e adaptar os microprocessadores da Texas ao robot”. Os alunos vão desmontar os robots analisar os seus sistemas eléctricos e os seus micro-controladores. Vão aperceber-se de como a versão inicial do robot funciona e depois verificar o que será possível modificar, cerca de dez alunos do 5º ano envolvidos.
O Robotsapiens contém ainda um conjunto de sensores distribuídos pelo corpo, que lhe permite detectar e evitar qualquer obstáculo. A TI predispôs-se a suportar financeiramente todo o projecto, tendo ficado acordado que este seria realizado no decorrer das componentes laboratoriais das disciplinas oferecidas pelo DEM “cujos conteúdos programáticos se encaixem no projecto em causa”, explica Pedro Dinis. Os docentes envolvidos referem ainda que esta é “uma forma de motivar os alunos que frequentam as disciplinas nas quais será realizado o projecto”. Para além de “estreitar os laços entre a UBI-DEM e a TI”.
Para além desta parceria, a UBI recebeu já 40 kits de desenvolvimento para o TI MSP430, assim como vária documentação/bibliografia, para serem utilizados nas aulas laboratoriais, cujo valor comercial ascende a mais de 5 mil euros. No decorrer deste contacto, a UBI-DEM foi integrada no European University Programme promovido pela TI.



Utilizações variadas do MSP430

A UBI vai agora melhorar o Robotsapiens

A mais recente parceria da UBI liga a instituição covilhanense à Texas Instruments europeia. Uma união que aparece depois de quatro docentes do Departamento de Engenharia Electromecânica terem apresentado um módulo numa formação da Texas Instruments na Alemanha.
Humberto Santos, Pedro Dinis Gaspar, António Espírito Santo e Bruno Ribeiro são quatro docentes do Departamento de Engenharia Electromecânica da UBI. Há vários anos que estes docentes utilizam os microcontroladores MSP430, da Texas Instruments. Este tipo de equipamento é utilizado na componente laboratorial de diversas disciplinas das licenciaturas de Engenharia Electromecânica e da Engenharia Electrotécnica, “que requerem o uso de sistemas microprocessados como ferramenta de ensino”, adianta Pedro Dinis Gaspar, um dos docentes da UBI.
Este tipo de microprocessadores é utilizado “nos mais variados objectos do quotidiano”. Os alunos estudam estes pequenos componentes que, quando instalados num determinado objecto recebem dados, analisam-nos e fornecem depois informação para que se possam registar algumas alterações. Este tipo de aparelhagem electrónica utilizada na robótica, por exemplo “serve para controlar diversos parâmetros”. Pequenos computadores que são instalados em diversos utensílios que medem temperaturas, posições e deslocamentos dos objectos, entre outras acções. Para além de tudo isto, conseguem ainda fornecer ordens para fazer trabalhar motores ou alterar as condições do objecto em que estão instalados. Actualmente os microcontroladores são utilizados, tanto em despertadores, como nas mais evoluídas aeronaves.
Para dar um exemplo da capacidade destes microcontroladores Dinis Gaspar mostra a casa de cartão que os alunos fabricaram na sua disciplina. Uma “casa” onde está instalado um dos microcontroladores da Texas. Os alunos da UBI programaram este para que quando a temperatura dentro das quatro paredes estiver abaixo de um determinado calor, “o aquecimento ligue de forma automática”. Da mesma forma “logo que seja atingida uma temperatura ideal, o aquecimento é desligado”. Para além desta função, o microcontrolador permite ainda “fechar os estores quando entra muito sol e levantá-los quando for necessário”.
O docente explica que com este tipo de controladores “os alunos podem aplicar os conceitos teóricos que são transmitidos em algumas disciplinas do curso”. Instrumentação e Medida, Automação e Robótica (I e II) e Sistemas em Tempo Real são algumas das disciplinas que trabalham directamente com estes aparelhos.