O Parkurbis vai receber o encontro sobre inovação empresarial
Covilhã - Cidade Inovação
Parkurbis abre portas à tecnologia

Uma semana dedicada às novas tecnologias e a futuros investimentos. A próxima acção do Parkurbis vai juntar no Parque Industrial do Tortosendo alguns dos nomes mais importantes das novas tecnologias e do empreendedorismo.


Por Eduardo Alves


Abrir as portas a novos investimentos e dar a conhecer as potencialidades da estrutura são alguns dos objectivos da acção que a Câmara da Covilhã vai promover entre os dias 3 e 7 de Abril no Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã. O Parkurbis vai receber a “cidade inovação”. Um evento que pretende juntar diversas entidades, entre as quais se destacam a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), a Agência Portuguesa para o Investimento (API) e a Associação Portuguesa de Parques Tecnológicos (APPT). Durante os cinco dias vão ser apresentados diversos projectos sobre tecnologia, empreendedorismo, biotecnologia e energias renováveis, e tecnologias de informação. Seminários, debates e protocolos estão previstos para esta semana. Segundo o autarca covilhanense, “a câmara põe as suas maiores esperanças no desenvolvimento e na criação de novas empresas no Parkurbis”, através de iniciativas como esta.
O programa tem início dia 3 de Abril com sessões dedicadas à tecnologia, inovação e empreendedorismo, dia 4 é a vez das tecnologias da informação. Para dia 5, os organizadores agendaram a biotecnologia e as energias renováveis, dia 6 a transferência de tecnologia e inovação. No último dia, 7 de Abril, está prevista uma reunião de coordenação e uma visita ao Museu de Lanifícios da UBI. A Universidade é também uma parceira na organização deste evento.
O edil covilhanense adianta que Carlos Zorrinho, coordenador do Plano Tecnológico, foi uma das personalidades convidadas para participar no evento. Quanto a José Sócrates, primeiro-ministro, ou outros membros do governo, a autarquia sublinha que o convite “está feito há muito”. Pinto estranha ainda que nenhum membro do elenco governativo tenha passado pelo Parrkurbis, numa época em que “se fala tanto do plano tecnológico”.