A mais recente longa-metragem portuguesa passou pela Covilhã
“Coisa Ruim”
Realizadores falam do filme na Covilhã

O mais recente filme português passa esta semana nas salas de cinema da região. A Castello Lopes aproveitou a ocasião e trouxe os dois realizadores à “cidade neve”.


Por Eduardo Alves


Numa iniciativa das salas de cinema Castello Lopes, os dois realizadores da mais recente longa-metragem portuguesa estiveram na Covilhã. Tiago Guedes e Frederico Serra responderam a algumas questões do público sobre o filme e confessaram algumas opiniões pessoais sobre o mesmo.
“Coisa Ruim” está a ser exibido numa das quatro salas de cinema do Serra Shopping. As sessões da passada sexta-feira, 17 de Março contaram com a presença dos dois realizadores do filme, com argumento de Rodrigo Guedes de Carvalho, que abriu o “Fantasporto 2005” . Muitas das cenas do filme, nomeadamente as da casa onde se passa a acção principal, foram rodadas numa aldeia de Seia, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela. A revelação feita pelos autores deste filme levou a que grande parte das questões sobre o mesmo focassem o porquê da região centro.
Tiago Guedes refere que “foi nesta região que encontrámos o sítio ideal para filmar”. Este realizador adianta que foram procuradas várias regiões por todo o País, mas foi em Seia que encontraram o local indicado. Ainda assim, as filmagens não foram feitas todas na mesma zona.
Outra das questões colocadas aos realizadores prendeu-se com a existência de um curso de cinema na Covilhã. Quer Tiago Guedes, quer Frederico Serra confessaram ainda não conhecer o programa deste curso, mas “é uma mais-valia para todos”, adianta Serra. O mesmo refere que Portugal “necessita de mais gente a filmar e a produzir cinema”. Para estes realizadores que confessaram não ter formação específica em cinema, a existência de um curso nesta região “é também positivo para a descentralização desta arte”, sublinha Guedes.
A conversa com o público terminou com as ideias futuras. Os dois realizadores não têm ainda projectos a curto prazo, para a sétima arte. Por agora, a realização de publicidade e de algumas curtas-metragens vai estar nas prioridades destes dois cineastas.