Orfeão da Covilhã
80 anos de música

Até Dezembro, o Orfeão da Covilhã vai levar a cabo um vasto número de actividades. Iniciativas que visam comemorar o 80º aniversário da instituição e também os 45 anos de vida do Conservatório Regional de Música da Covilhã.


Por Eduardo Alves

As comemorações dos 80 anos do Orfeão da Covilhã vão prolongar-se até Dezembro

Uma das mais antigas instituições culturais da cidade da Covilhã comemora oito décadas de existência. Para celebrar uma data de tamanha importância, os responsáveis apresentaram um vasto programa de actividades que, para além de actividades próprias, também prevê acções conjuntas com outras entidades.
Sob o lema “80 anos ao serviço da cultura”, a direcção administrativa do Orfeão da Covilhã espera “dinamizar, motivar e mobilizar a cidade e o concelho nestas comemorações”. Vários concertos, conferências e actuações em diversos aniversários como os da UBI, do Centro Hospitalar e da cidade da Covilhã marcam o programa. Até ao final do ano, o programa de comemorações tem agendadas diversas actividades disseminadas por vários locais da Covilhã. O dia alto destas comemorações está marcado para 18 de Novembro, data que marca o nascimento do orfeão. Para esse dia está agendado um concerto/concurso, o descerramento de uma lápide comemorativa, o lançamento de dois livros e um jantar comemorativo.
Barata Gomes, um dos elementos da direcção administrativa do orfeão explica que um dos pontos positivos destas comemorações reside no facto de “existirem actividades para todos os gostos e actividades”. Durante cerca de um ano “esperamos reunir em torno destas comemorações, toda a sociedade e instituições”, acrescenta este responsável. Para tal, o orfeão vai realizar protocolos com a Câmara Municipal da Covilhã, a Universidade da Beira Interior, a Escola Profissional de Artes da Beira Interior, a Escola Superior de Artes Aplicadas – ESART, a Academia Sénior da Covilhã, o GICC – Teatro das Beiras e a Banda da Covilhã. Protocolos que visam a participação mútua em espectáculos e também “na criação de um programa cultural generalista para a cidade”.
Os responsáveis adiantam que “é possível, na Covilhã, a conjugação de muitas actividades culturais”. Estas comemorações “vão provar isso mesmo”, adianta Barata Gomes. Para os promotores de todas estas actividades contam também com “uma forte presença de toda a comunidade”. O Conservatório da Covilhã, que comemora também 45 anos de existência tem actualmente 400 associados. Barata Gomes refere que “o futuro da instituição passa pela eleição de uma direcção” e também por um reatar de eventos que marcam a importância desta instituição.

Ver programa