Gouveia voltou a ser a capital do BTT português
Maxxi Cup Internacional
Gouveia volta a ser capital mundial do BTT

Pelo quarto ano consecutivo, Gouveia vai foi o palco do maior evento internacional de BTT realizado em Portugal. A “Maxxis Cup International” realizou-se, na “cidade jardim” da Serra da Estrela no passado fim-de-semana, 18 e 19. A prova decorreu no espaço do Centro Hípico de Gouveia e contou com as três vertentes de BTT: o Downhill (Dh), o Cross Country (Ox) e o Four-Cross (4x).


NC / Urbi et Orbi


Gouveia recebeu desta forma os melhores atletas do planeta. Entre eles, o Bi-Campeão do Mundo de Downhill, Fabien Barel, e o vencedor das últimas duas edições da Maxxis Cup International Downhill de Gouveia, Steve Peat. No CrossCountry de notar a presença de Miguel Martinez, o primeiro campeão olímpico de BTT, na prova de Gouveia, bem como de toda a equipa Tetra-Campeã do Mundo, a Maxxis/MSC.
Estas três vertentes do BTT têm em Portugal, tal como sucede por todo o Mundo, uma grande participação de atletas das mais variadas idades. Esta quarta edição contou com a presença de aproximadamente 500 atletas, que participaram em mais de uma especialidade. Em Downhill registaram-se 200 inscrições, no Cross Country o número ascendeu aos 400 e, na Four-Cross, mais uma centena.
A Maxxis Cup tem como objectivo fundamental o aproveitamento da popularidade do BTT como modalidade em si e o seu carácter social total, incrementando desta forma os laços afectivos, através da oferta de uma actividade lúdica organizada à população em geral. Um evento que visou igualmente, sublinhou a organização, “o contributo para o fomento da modalidade, numa perspectiva da ocupação saudável do tempo livre dos jovens, incutindo o hábito da prática desportiva como forma de convívio com os outros”.
O enquadramento geográfico do concelho, aliado às condições naturais que o caracterizam e à crescente aposta dos agentes turísticos em nichos de mercado, que se coadunam com o potencial de oferta turística de Gouveia, transformam a Maxxis Cup International num evento potenciador do mercado gouveense ao nível do alojamento e restauração.