Taça de Portugal
Campeonato de bilhar na Covilhã

No fim-de-semana de 18 e 19 de Março, o Serra Shopping da Covilhã recebeu o final da Taça de Portugal de Pool Bola 8. Cerca de três dezenas de praticantes desta modalidade disputaram entre si o mais ambicionado troféu.


Por Eduardo Alves

Todas as provas decorrem nas instalações do Serra Shopping

Pela primeira vez, uma prova do campeonato nacional desta modalidade foi disputada na Covilhã. Ao todo, 32 finalistas chegaram até aos dois dias de provas que se disputaram no átrio do Serra Shopping.
Durante dois dias, o “Pool bola 8” foi o desporto que reuniu participantes e apreciadores da modalidade, em torno das provas que iriam escolher o campeão nacional. Disputando várias partidas, atletas vindos dos distritos de Braga, Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Faro, Madeira e Açores reuniram-se em volta de seis mesas de bilhar e disputaram mais de uma centena de partidas até ser encontrado o novo campeão nacional. A prova final acabou por ser disputada pelos atletas Pedro Teixeira e Bruno Sousa, sagrando-se o segundo, campeão nacional deste título. Também neste evento, Nuno André arrecadou a Taça de Portugal individual de Pool Português.
Este evento foi organizado e coordenado pelo Bilhar Clube de Portugal. Uma instituição que está ligada, desde há dois anos, à Federação Portuguesa de Bilhar. É ao Bilhar Clube que cabe organizar as provas de bilhar nas vertentes Pool Bola 8 e Pool Bola 9, para atletas masculinos e femininos.
Os responsáveis pelo Serra Shopping adiantam que este tipo de iniciativas “está prevista na vertente social e lúdica do centro”. A prova foi realizada, pela primeira vez na “cidade neve” também com o intuito de “promover a modalidade” referem os responsáveis do shopping em comunicado.
Durante esta semana, será uma instituição da cidade a merecer as atenções do espaço comercial. Os Bombeiros Voluntários da Covilhã (BVC) vão ter uma exposição nas principais zonas pedonais daquela área comercial. Uma mostra que pretende dar a conhecer ao público o trabalho dos voluntários e angariar fundos para a corporação.