No distrito de Castelo Branco, a criminalidade juvenil baixou
Distrito de Castelo Branco
Criminalidade juvenil baixa em 2005

A criminalidade jovem baixou, em 2005, no distrito de Castelo Branco, contrariando assim a tendência de aumento que se verificou no resto do País.


NC / Urbi et Orbi


Segundo os dados da PSP e GNR, no distrito albicastrense, no ano passado, registaram-se dez crimes entre os mais jovens, menos 21 que em 2004, altura em que foram verificadas 31 ocorrências. Com isto, a criminalidade juvenil teve uma quebra de 67,7 por cento no distrito. Castelo Branco contribui assim com apenas 0,3 por cento dos crimes totais no País.
Já na Guarda houve um ligeiro aumento. Em 2005 registaram-se sete casos de crimes entre os mais jovens, quando em 2004 tinham sido apenas cinco casos. Um aumento de 40 por cento de um ano para o outro. A Guarda, contudo, é o segundo distrito que menos contribui para os totais registados no País, com apenas 0,2 por cento dos casos.
Totalizando os casos, verifica-se que no ano passado apenas 17 ocorrências se verificaram na Beira Interior, que é assim uma das zonas mais seguras de Portugal neste campo.
No topo da criminalidade de jovens com menos de 16 anos, em 2005, esteve o Porto, com 34,6 por centos dos casos verificados no País, que correspondem a 828 crimes. Segue-se Lisboa, com 25,9 por cento dos casos, que correspondem a 769 crimes.