A linha da Beira Baixa tem vindo a perder passageiros
Beira Baixa
Amigos da Linha lamentam perda de clientes

Transbordos incómodos, para além da concorrência da A23, estão na origem da falta de passageiros. O “6 de Setembro” aconselha a CP a apostar em promoções nos bilhetes para atrair quem abandonou o comboio.


NC / Urbi et Orbi


Apesar de todo o investimento feito, nos últimos anos, na modernização da Linha da Beira Baixa, esta tem perdido clientes. O alerta é deixado pelo “6 de Setembro”- Grupo de Amigos do Caminho-de-Ferro da Beira Baixa, no seu boletim de Janeiro.
Este Grupo, entre diversas causas que encontra para este decréscimo de passageiros, aponta também o dedo à CP. É que, diz o 6 de Setembro, já era previsível que a Auto-estrada da Beira Interior (A23) pudesse vir a concorrer com o comboio, há outros aspectos que contribuíram para que a população desistisse da Linha da Beira Baixa e que poderiam ter sido evitadas. Por exemplo, os incómodos transbordos de passageiros, quando se realizaram obras na via. Para além disso, o Grupo acusa a CP de não ter tido, até agora, uma atitude para atrair os “desertores, como por exemplo uma política especial de promoções nos bilhetes ida e volta dos Intercidades”.
No serviço regional, a quebra de passageiros, diz o Grupo, também se tem verificado, em especial devido ao facto de, “para se ir da Covilhã a Lisboa se ter necessariamente de mudar de comboio em Castelo Branco e em certos comboios também no Entroncamento”.

Há gente para haver bilheteira no Fundão

Outra das medidas criticadas foi a retirada de bilheteira, ao fim-de-semana, no Fundão. O Grupo lembra que a cidade é servida por quatro Intercidades, diariamente, e que é obrigatório reservar lugar para os mesmos, o que se torna impossível ao fim-de-semana, pois não há bilheteira e tira-se o mesmo no revisor. Uma opção que tem levado alguns passageiros a terem que trocar, ao longo da viagem, de lugar pois, nas estações seguintes aparece alguém com o número do lugar entretanto ocupado. “Alguém apanhado nesta armadilha montada pela CP pode ter que passar toda a viagem até Lisboa, se for esse o seu destino, a mudar de lugar” acusa o 6 de Setembro, que acusa a CP de estar a tratar os fundanenses como “passageiros de terceira classe”.
O Grupo recusa o argumento dado pela empresa de falta de rentabilidade para fechar a bilheteira, pois até verifica que ao fim-de-semana, sobretudo ao domingo, “o número de passageiros é relativamente elevado, havendo dias bem piores”.