CTNET 2006
Novas técnicas informáticas em destaque

A segunda edição do CTNET realizou-se no dia 17 de Março, na unidade de Ciências Exactas da UBI. A organização da palestra contou com uma parceria entre a UBI, a Universidade do Minho e a Microsoft Portugal, e com apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.


Por Esmeraldina Costa

Simão Melo Sousa, ao centro, foi um dos organizadores do evento

As novas tecnologias que se registam na área da linguagem de programação foram apresentadas por vários investigadores nacionais e internacionais que se reuniram neste CTNET, realizado pela segunda vez na UBI. O evento destinou-se tanto a profissionais, docentes, como aos alunos da academia, que ficaram a conhecer algumas das novas ferramentas de trabalho de um informático. Um dos principais temas abordados durante esta acção foi a divulgação das novas abordagens da compilação. Um dos organizadores deste CTNET, o professor Simão Melo Sousa, do departamento de Informática da UBI, decifra este processo como “uma forma de explicar ao computador aquilo que ele deve fazer para executar uma determinada tarefa.” Sendo um dos instrumentos de trabalho mais importante de um informático, foram divulgadas nesta reunião científica um leque alargado de técnicas que vão emergir no futuro. Estas novas técnicas terão um impacto significativo tanto a nível informático como comercial, sobretudo na elaboração de bases de dados nas empresas: “É uma visão daquilo que serão as ferramentas do informático daqui cinco a dez anos” salienta Simão Melo Sousa. Por ser uma área da informática bastante complexa, a compilação era até há muito pouco tempo uma matéria onde pouca gente trabalhava. Segundo o professor do departamento de informática da Universidade do Minho, Pedro Henriques, através deste tipo de evento “os alunos ficam mais conscientes do impacto desta área, e já se começa a ver de Norte a Sul do País gente a investigar e leccionar este assunto”.
A edição deste ano do CTNET conta, numa primeira parte, com a intervenção de três conceituados especialistas internacionais em processamento de linguagens, desenho de compiladores e de plataformas de execução. Na segunda parte do evento foram apresentadas as contribuições nacionais com os representantes da Universidade do Minho, Universidade de Évora, e do Instituto Politécnico de Bragança. Um dos responsáveis pela Microsoft Portugal esclarece que a realização do CTNET permite juntar todas as pessoas interessadas nesta área e que representa uma mais-valia para a comunidade científica: “O nosso papel aqui é ajudar, e de alguma forma promover a área dos investigadores portugueses, porque existem pessoas muito boas em Portugal e não se sabe. Por isso é óptimo termos aqui as melhores pessoas nesta área” Outro dos objectivos pretendidos pela organização da palestra foi o de despertar o interesse dos alunos para a área da compilação: “Não é só estudar, é ver que também existe inovação e que essa inovação tem também lugar em Portugal” sublinha o professor Simão Melo de Sousa. Uma forma de os alunos de informática, através deste fórum de discussão, descobrirem uma matéria de interesse, e poderem vir a desenvolver no futuro projectos inovadores na área dos compiladores. Este evento contribui igualmente para a criação de mecanismos entre as mais conceituadas organizações, tanto a nível nacional como internacional, na investigação e no desenvolvimento da área da compilação.