Várias peças dos bombeiros estão em exposição
Campanha de Solidariedade
Serra Shopping apoia bombeiros

Até final do mês, o Serra Shopping da Covilhã promove uma campanha de solidariedade e angariação de fundos a favor dos Bombeiros Voluntários da Covilhã.


Por Susana Duarte


Encontra-se presente no Serra Shopping da Covilhã, no piso 0, uma exposição desenvolvida em parceria com os Bombeiros Voluntários da Covilhã (BVC), que irá decorrer até ao dia 31 do corrente mês. Esta campanha começou no passado dia 20 de Março e visa angariar donativos para aquisição de fatos de protecção individual, uma das principais carências dos BVC.
Segundo informações da Liga dos Bombeiros Portugueses, a carência destes fatos nas corporações “é uma das causas de morte dos bombeiros”, pelo que esta é uma carência a que urge dar uma resposta imediata. Estes fatos permitem aos bombeiros entrar em atmosferas com temperaturas elevadas devido à composição do tecido.
João Esgalhado, vice-presidente da Câmara Municipal da Covilhã, António Carvalho, director do Serra Shopping, Paulo Hortêncio, vice-presidente do Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses, Emídio Martins, presidente dos Bombeiros Voluntários da Covilhã e José Flávio, comandante dos BVC, foram algumas das personalidades presentes na cerimonia de inauguração desta mostra.
Esta iniciativa, totalmente dedicada aos bombeiros da Covilhã, tem como principal destaque uma viatura de marca Wills de 1946. Os visitantes podem ainda ver quatro quadros antigos de incêndios ocorridos no passado, fatos, fardas, um aparelho de respiração individual antigo, uma cógula de fogos urbanos e de fogos florestais, capacetes, entre outros objectos de valor histórico e materiais utilizados em diversas situações de emergência.
É de referir que esta iniciativa contou com o apoio da Associação dos Bombeiros Voluntários da Covilhã, Liga de Bombeiros Portugueses, Radiotelevisão Portuguesa (RTP), Rádio Renascença (RR), Serra Shopping, Sonae Sierra. A Campanha de donativos, irá prolongar-se até finais de Maio, com a colocação de uma tômbola no local da exposição.