Políticas culturais
Apoio a jovens criadores é prioritário

Apoiar jovens criadores artísticos e criar um fundo de desenvolvimento ao mecenato cultural do concelho. São estas duas das prioridades do município do Fundão para o programa cultural a desenvolver este ano no concelho e que foi apresentado na passada semana.


NC / Urbi et Orbi

Segundo o responsáveis da autarquia fundanense é prioritário apoiar a cultura

Segundo o vereador com o pelouro da cultura na autarquia, Paulo Fernandes, serão disponibilizados este ano 10 mil euros, geridos através de uma fundação ou associação, mas nunca através de uma empresa municipal. Caso a Câmara consiga adquirir o velhinho Cine-Teatro Gardunha, será desenvolvida uma fundação que funcionará em parceria com os grupos culturais da região com o intuito de os incentivar, nomeadamente, através da exportação do produto para fora do concelho. Segundo Paulo Fernandes, a estrutura apenas será para incentivar e apoiar projectos elucidativos da qualidade criativa que é feita no concelho.

Tradições da Quaresma de regresso

A autarquia aproveitou também para apresentar a próxima realização cultural do município, a “Quadragésima”, que, à semelhança de anos anteriores, tem como objectivo a preservação de tradições ligadas ao ciclo da Quaresma. O evento decorre entre 1 e 14 de Abril.
Assim, no dia 1, no Souto da Casa, haverá um espectáculo de criação em que se evoca o pesar, o luto, a paixão de Cristo e em que participam algumas freguesias. No dia seguinte, a Casa do Povo do Paul representa, em Alcongosta, a Judeia, para no dia seguinte, em Aldeia de Joanes, um concerto relembrar as sete últimas palavras de Cristo. No dia 8, na Igreja da Capinha, será feita a leitura da Paixão, bem como representado o auto da Paixão e na Fatela será feita a encomendação das almas. Dia 9 a Judeia chega à Soalheira e no dia 13 haverá a procissão do Senhor da Cana Verde no Fundão, e a dos penitentes em Lavacolhos. O enterro do Senhor fecha o ciclo, na cidade, no dia 14.