Job Shop
Recrutamento na UBI

Promover a imagem da empresa entre os estudantes do Ensino Superior e apostar na angariação de recursos humanos qualificados são objectivos da iniciativa Job Shop do Carrefour.


Por Liliana Ferreira

Uma iniciativa que coloca a Universidade em parceria com as empresas

«Entra num mundo de oportunidades», foi o mote escolhido pelo Carrefour para aliciar os alunos da UBI a conhecerem a empresa e as suas saídas profissionais. O Job Shop, que se realizou no anfiteatro Pd. Videira Pires, dia 22 de Março, quarta-feira, insere-se nas iniciativas In/Out Economic Connections promovidas pelo núcleo de Economia da UBI, UBINEEC.
A empresa Carrefour, como entidade empregadora, «baseia a sua estratégia em quatro fortes pilares: desafios, estabilidade, formação contínua e carreira». No mercado nacional desde 1990, conta com sete lojas abertas:Telheiras, Vila Nova de Gaia, Braga, Oeiras, Aveiro, Loures e Montijo. Contudo, como salienta Elsa Frazão, representante do Carrefour Portugal, «o mercado torna-se cada vez mais vasto e exigente, pelo que é importante criar mais lojas onde o rigor, a qualidade e a satisfação tanto de clientes como de colaboradores seja uma referência».
Tendo em conta, para breve, a expansão do grupo, o departamento de Recursos Humanos do Carrefour procurou, nesta apresentação direccionada essencialmente aos finalistas e recém-licenciados de Economia e Gestão, dar a conhecer as oportunidades que o grupo poderá oferecer a futuros colaboradores, bem como mostrar o real valor de um grupo que é líder de distribuição na Europa.
A identificação com a área de negócios e dinâmica da grande distribuição é essencial para quem se pretende candidatar aos cargos de chefe de secção, de departamento, ou mesmo de director de loja. Assim sendo, apesar da iniciativa se dirigir aos economistas e gestores, «os restantes estudantes podem também tentar a sua sorte». Como garante Elsa Frazão, «uma vez recrutados, todos passarão por uma fase de formação, portanto, a competência para qualquer das especificidades será igual».
O Job Shop do Carrefour contou com uma boa afluência, contudo, Fábio Azevedo, presidente do UBINEEC, espera, para próximas iniciativas, «maior participação estudantil uma vez que se tratam de boas oportunidades para os alunos conhecerem o mercado e aquilo com que podem contar futuramente».
Durante toda a manhã, estiveram disponíveis para todos os interessados boletins de candidatura. No entanto, este recrutamento pode ser também efectuado online: basta para tal mandar curriculum vitae para jobs.pt@carrefour.com, ou aceder à página da empresa e preencher o formulário de candidatura disponível.