Análise da sétima arte
O cinema como nova perspectiva

Durante uma semana, um dos mais conhecidos investigadores espanhóis, da área do cinema, esteve na UBI. Falar sobre cinema e sobre a forma de analisar filmes foram objectivos desta visita.


Por Eduardo Alves

Francisco Javier Gómes Tarín falou sobre as diferentes correntes cinematográficas

A Cinubiteca da UBI recebeu, durante uma semana, Francisco Javier Gómes Tarín. Docente no Departamento de Filosofia, Sociologia e Comunicação Audiovisual e Publicidade da Universidade Jaume I, Castellón, Espanha, Francisco Tarín é também licenciado em Comunicação Audiovisual , membro da Associação Espanhola de Historiadores de Cinema e da Associação Internacional de Jovens Investigadores em Comunicação.
Este especialista deslocou-se à UBI no âmbito de um projecto de intercâmbio científico entre o Departamento de Comunicação e Artes da UBI e o Departamento de Filosofia, Sociologia e Comunicação Audiovisual e Publicidade da Universidade Jaume I. Uma iniciativa que está sob a coordenação dos docentes, Eduardo Camilo, por parte da UBI e Javier Tarín por parte da Universidade Jaume I.
Durante toda a semana, alunos de Cinema, Ciências da Comunicação e Design passaram pela Cinubiteca onde analisaram, em conjunto com o docente espanhol, alguns filmes e anúncios.
Segundo Tarín, o objectivo desta iniciativa passou também “por dar a conhecer as várias metodologias de análise de filmes”. O mesmo refere que “hoje existe um grande número de teorias para analisar as várias películas de cinema”. Daí que o mais correcto passe por “dar a conhecer as várias formas de abordar a película cinematográfica”.
Este docente também se mostra muito animado com os passos que têm sido dados nesta área. Para Tarín, “os estudos que estão a ser feitos sobre o cinema e a qualidade das análises tem vindo a aumentar significativamente”. Tarín coloca mesmo o trabalho feito na Europa, num patamar acima “do que se produz no mundo americano”.
Esta iniciativa que contou com a colaboração de vários docentes do Departamento de Comunicação e Artes da UBI pretendeu também dar mais algumas actividades “extracurriculares” aos alunos. Uma forma de estes terem acesso a diferentes pontos de vista sobre estas matérias.