IV FESTUBI
Abril, tunas mil

Habitualmente organizado pela Desertuna, Tuna Académica da Universidade da Beira Interior, a quarta edição do FESTUBI, um dos mais reputados e reconhecidos festivais da região, é desta vez organizada pela recém criada Associação Cultural Desertuna, já no dia 1 de Abril.



A Desertuna é a tuna anfitriã deste festival

O FESTUBI recebe todos os anos algumas das melhores tunas masculinas do País. Este ano, o IV FESTUBI vai contar com a presença da Estudantina Académica do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL); Transmontuna, Tuna Universitária de Trás-os-Montes e Alto Douro; Tunadão 1998, Tuna do Instituto Superior Politécnico de Viseu; Tunantes Alfacinhas de Enfermagem e os Tunídeos, Tuna Masculina da Universidade dos Açores. Num espectáculo onde participa também a tuna anfitriã; Desertuna, Tuna Académica da Universidade da Beira Interior.
O IV FESTUBI iniciar-se-á ao início da tarde de sábado, 1 de Abril. As tunas serão recebidas cerca das 14h30 na Praça do Município, circulando depois pela cidade e por alguns bares oferecendo à cidade da Covilhã e à sua população a animação típica da alegria e do espírito académico dos estudantes. Às 21h30 inicia-se o espectáculo musical no Teatro-Cine no centro da cidade da Covilhã.
Nesta iniciativa, as tunas vão concorrer para os prémios de Melhor Pandeireta, para a tuna com as melhores coreografias com as pandeiretas, Melhor Porta-Estandarte, para a tuna com as melhores coreografias com o estandarte, Melhor Instrumental, para a tuna com a melhor peça instrumental, Melhor Solista, para a tuna com o melhor elemento cantando a solo, Tuna Mais Tuna, para a tuna com maior espírito académico e tunante e Melhor Tuna, para a tuna que, na generalidade dos aspectos, efectue a melhor representação no IV FESTUBI. O espectáculo será aberto a toda a comunidade.